O cast da quinzena aborda a série do SESCTV chamada “A cidade no Brasil”, inspirada na publicação de mesmo nome do antropólogo, historiador, poeta e ensaísta Antônio Risério. Quem dirige a série e é uma das nossas convidadas para o cast é a socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz, que tem entre seus trabalhos a série documental “O povo brasileiro”, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e o documentário “Marighella”, de 2012. Completando o time de convidados, o arquiteto e urbanista Álvaro Gianninni traz sua visão de expectador entusiasmado com com a proposta do canal.
O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo e oferece gratuitamente pela internet - e em alguns canais por assinatura – conteúdos idealizados e produzidos por eles, a fim de valorizar as diversas formas de arte e informação cultural. Com uma programação variada, dentro da grade ou on demand, possibilita o acesso à espetáculos musicais, teatrais, artes visuais, cultura regional e, no que tange ao nosso campo de interesse, arquitetura.
É neste nicho que se encontra a série “A cidade no Brasil”, um retrato multidimensional da formação das cidades no Brasil em diferentes tempos e enfoques. São ao todo 10 programas que buscam explorar as diferentes realidades sociais e urbanas no Brasil a partir de uma livre elaboração histórica, permeada pelo olhar poético de Risério e materializada sob as lentes cuidadosas e sensíveis de Isa Grinspum. Uma verdadeira aula sobre formas de olhar e compreender o fenômeno urbano brasileiro em sua heterogeneidade.
Os currículos de Risério e Grinspum falam por si só, mas a dupla ainda trouxe para os programas uma série de depoimentos e contribuições de especialistas e personalidades de diferentes áreas, ilustrando o caráter multifacetado com que o urbano pode ser apreciado. Caráter este também reconstituído através de imagens fílmicas de grandes cineastas, que em suas películas também fazem uma análise crítica da nossa sociedade e sua relação com o espaço que habita e modifica.
Falamos sobre a ideia por trás da série, sobre a figura de Risério e sua contribuição para a historiografia das cidades brasileiras, sobre a importância da visão poética, não especializada, como ferramenta complementar de leitura da cidade, entre outros assuntos que permeiam o universo onde arquitetura, literatura e cinema dialogam.
Quer saber mais? Ouve lá no nosso site e deixe seu comentário para que possamos conversar ainda mais sobre os programas! Até a próxima!
Texto de Aline Cruz