12 projetos finalistas, uma menção honrosa e 5 obras vencedoras foram anunciadas em Barcelona como resultados da 4° edição do Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico AADIPA.
Diante da ampla gama de projetos apresentados, "o juri internacional do prêmio quis constatar não apenas o rigor e a qualidade arquitetônica dos mesmos, mas também sua capacidade de demonstrar que uma intervenção contemporânea pode manter vivo o espírito original, assim como a ambição destes por divulgar e valorizar o patrimônio arquitetônico", explica a organização em seu comunicado de imprensa.
Categoria A: Intervenção no patrimônio construído
Vencedor: Centro Cívico Lleialtat Santsenca / HArquitectes
Porto, Portugal
Decisão do juri: Trata-se de uma decisão que pretende valorizar especialmente o fato de ser um projeto que mantém o espírito original do edifício, um lugar social com memória, demonstrado através da relação entre os espaços que abriam novos usos demarcados na história das paredes existentes. Uma arquitetura sensível, construída com soluções de baixo custo e comprometida com a sustentabilidade por meio de potentes sistemas passivos que estruturam a proposta.
Menção Honrosa: Ilha da Bela Vista / Cerejeira Fontes Architects + LAHB
Porto, Portugal
Parlamento de Canton Vaud / Bonell i Gil Arquitectes, Atelier Cube
Laussane, Suíça
Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich
Barcelona, Espanha
Categoria B: Espaços externos
Vencedor: Plaza Skanderbeg / 51n4e
Tirana, Albânia
Decisão do juri: Valoriza-se especialmente a liberdade projetual de seus autores diante do desafio que supõe trabalhar em um lugar extremamente complexo e simbólico por seu contexto histórico e político determinante. Além disso, a humildade expressada em relação a partir de uma sutil topografia que valoriza da mesma forma o conjunto arquitetônico histórico circundante e fornece porosidade ao entorno, rompendo com a composição de eixo urbano estabelecido e gerando um novo modelo de espaço na cidade.
Centro de Visitanteso no terreno da abadia / Binario Architectes, Pigeon Ochej Paysage, L’Escaut Architecture
Villers-la-Ville, Bélgica
Acesso ao Castelo Jorba / Carles Enrich Studio
Barcelona, España
Parque Zollverein / Planergruppe GmbH Oberhausen
Essen, Alemanha
Categoria C: Planejamento
Vencedor: Centro histórico de Liérganes e seus arredores / Carlos de Riaño Lozano, Carlos Ferrán Alfaro, Fernando Navazo Rivero, Carlos Ferrán Aranaz e Luis Herrero Fernández
Cantabria, Espanha
Decisão do juri: Trata-se de uma intervenção que apresenta um alto valor para a recuperação da vida comum em contraposição ao fenômeno do progressivo abandono dos centros históricos. Além disso, vale destacar que a proposta é um plano em implementação prática que alcança um nível de detalhe que demonstra o amplo conhecimento a respeito da construção vernacular e dos valores paisagísticos do lugar por parte dos autores.
Reurbanização da fábrica de cervejas Badaevskiy / Herzog & de Meuron
Moscou, Rússia
Plano Diretor de Rec Comtal / Carles Enrich Studio
Barcelona, Espanha
In Natura Veritas / AGi Architects
Pontevedra, Espanha
Categoria D: Divulgação
Patrimônio Guinea 2020 / Montserrat Villaverde y Laida Memba Ikuga
Barcelona, Espanha
Decisão do juri: Este projeto integra e articula estratégias de pesquisa, conhecimento e difusão, considerando o patrimônio construído como um capital cultural para a população da Guiné Equatorial e para o turismo. Uma proposta que o júri enfatiza que começa como uma investigação no campo acadêmico e que tem a capacidade de crescer, envolvendo não apenas especialistas nacionais e internacionais, mas também agentes sociais, artísticos, educacionais e governamentais.
Rede Nacional de Mestres da Construção Tradicional / Alejandro García Hermida
Madri, Espanha
A conservação da casa como patrimônio, residências unifamiliares de Alejandro de la Sota / Teresa Carrau Carbonell
Valencia, Espanha
Centro histórico de Valencia. Oito séculos de arquitetura residencial / Camilla Mileto, Fernando Vegas e coautores
Valencia, Espanha
Prêmio Especial de Restauro em intervenção
Maison Saint Cyr / Ma2 Project
Bruxelas, Bélgica
Decisão do juri: Um excelente trabalho realizado para evidenciar todas as particularidades de um edifício icônico da cidade, realçando não só os valores da arquitetura modernista, mas também a grande riqueza de espaços, fruto do trabalho artesanal e de restauro que definem seus interiores de estilo eclético e historicista.
Via Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico AADIPA