A premiada arquiteta Tatiana Bilbao falou em uma entrevista divulgada pelo Louisiana Channel sobre suas frustrações com a situação atual de sustentabilidade na arquitetura. Vivendo no México, que Bilbao descreve como um "país sem recursos", ela afirma que as pessoas estão acostumadas a não desperdiçar recursos e que a "sustentabilidade" é uma parte natural da vida cotidiana. “Eu odeio a palavra 'sustentabilidade' porque acho que se tornou uma palavra que pode qualificar um tipo de arquitetura e que, para mim, deveria ser incorporada."
![](https://images.adsttc.com/media/images/5d0b/f758/284d/d194/0a00/0002/newsletter/iwan_baan.jpg?1561065300)
Reciclar e economizar energia surge naturalmente em um país como o México, "você se comporta com responsabilidade porque não tem recursos para desperdiçar". A natureza também é parte integrante da arquitetura de Bilbao e ela se diz espantada com os edifícios de países mais ricos que desconsideram o clima e condições naturais. Reconhecendo que é difícil compreender essa mentalidade quando você tem recursos à sua disposição, ela enseja que práticas sustentáveis se tornem naturais e recorrentes, em vez de serem tratadas como classificações de projeto.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5d0b/f774/284d/d1c8/b600/0002/newsletter/rory_gardiner_1.jpg?1561065326)
Tatiana Bilbao é uma arquiteta mexicana, fundadora do Tatiana Bilbao Estudio. Instalado fora da Cidade do México, o estúdio concluiu projetos em toda a Europa, China e México. Bilbao já foi reconhecida com vários prêmios, incluindo o Prêmio Global UNESCO de Arquitetura Sustentável em 2014.