
Habitualmente, os tijolos têm sido usados na arquitetura para cumprir uma dupla função: estrutural e estética. Enquanto atuam como uma solução modular eficaz e resistente nas estruturas dos edifícios, suas faces podem ser visíveis para constituir sua imagem arquitetônica, gerando fachadas ricas em textura e cor, graças ao ferro presente na argila que os compõe.
Atualmente, há produtos que permitem mesclar a aparência atraente dos tijolos com outros sistemas estruturais, separando suas funções e entregando a liberdade necessária para que as fachadas possam mover-se criativamente em favor das condições de cada projeto e dos requisitos de seus usuários.
Os tijolos de revestimento, em inglês chamados de "Face Bricks", podem ser especificados em uma grande quantidade de cores e texturas, e em sua soma e variação - graças às suas diferentes formas e tamanhos - eles podem criar fachadas de enorme complexidade e beleza.
Veja abaixo uma série de detalhes didáticos construtivos e axonométricos de revestimento de tijolos, criados pelos nossos parceiros da Endicott.

Estrutura de alvenaria de concreto

Detalhes típicos de fundação



Parede resistente ao fogo

Lareira

Tampa de chaminé

Lintel


Batentes


Peitoril


Beiral


Revestimentos aplicados
Bruce C. Bolling Municipal Building / Mecanoo + Sasaki Associates

La Géode / ADHOC architectes

Four51 Marlborough / Hacin + Associates

Moody Center for the Arts / Michael Maltzan Architecture
.jpg?1559700096)
Encontre mais projetos que utilizam revestimentos em tijolos aqui.
Publicado originalmente em junho de 2019, atualizado em maio de 2022.