A recém-criada cidade de Sadra, no Irã, gradualmente está se transformando em uma mega-cidade, devido principalmente a sua localização geográfica privilegiada. Procurando diversificar o contexto de uma cidade em um avassalador processo de crescimento e expansão, vários centros culturais tem sido construídos em Sadra ao longo dos últimos anos, transformando a cidade em uma vibrante e dinâmica centralidade urbana dentro do país.
Mas uma cidade projetada e em permanente processo de expansão não se faz apenas de edifícios, por mais variados que seus programas possam ser, ela necessita principalmente de um planejamento urbano bastante efetivo e que considere a flexibilização do uso do espaço ao longo do tempo assim como projete a sua decorrente expansão futura. Pensando nisso, o estúdio de arquitetura NextOffice - Alireza Taghaboni desenvolveu um projeto chamado de “Centro Cívico de Sadra” como uma cidade dentro da própria cidade, construída e definida a partir de seus principais elementos urbanos e características espaciais.
No processo de elaboração do projeto, os arquitetos procuraram explorar diferentes possibilidades, desvencilhando-se das características mais clichês que normatizam o espaço público para torná-lo independente e eficaz, adequado ao novo contexto urbana que floresce em Sadra.”
O projeto para o centro cívico de Sadra conta com aproximadamente vinte e sete mil metros quadrados de espaços públicos e semi públicos, criando uma atmosfera que favorece a urbanidade e proporciona maiores oportunidades de encontro e socialização entre a população local. O desenho do espaço é um reflexo direto dos edifícios e programas que ele contém, criando áreas sombreadas para proteger as pessoas do sol forte e do clima rigoroso do deserto. Estruturas modulares de argila e palha foram pensadas para serem expandidas e adaptadas com o desenvolvimento da cidade, criando uma série de pátios e definindo as diretrizes para o seu desenvolvimento futuro.
Todo o centro cívico será construído com edifícios de taipa, ou seja terra batida, de modo que a maior parte dos materiais de construção seriam extraídos no local. O processo de cofragem segue não apenas o projeto dos edifícios, mas principalmente o projeto dos espaços públicos. O solo argiloso de Sadra é utilizado para preencher as formas e então é compactado manualmente. A construção e execução do projeto serão divididos em etapas, diluindo os investimentos e viabilizando o seu processo de implantação.
Equipe: Alireza Taghaboni with Maziar Ghaseminia (+Project Manager), Fatemeh Tabatabaeian, Homa Asadi, Peyman Nozari, Majid Jahangiri, Sepideh Sarafzadeh, Sajad hosseini, Ebrahim Roostaee, Mohamad Motamedinia, Pouyan Bizeh, Asal Karami, Roza bemani, Mohammad Kahidi, Kaveh Chehri, Navid Ghafouri
Cliente: Khalil Hajipour