O escritório de arquitetura Hamonic+Masson & Associés projetou um novo empreendimento distrital para reinventar o subúrbio de Paris. Como vencedor do concurso “Inventons la Métropole du Grand Paris 2”, o projeto "High Garden" foi feito para propor uma arquitetura metropolitana dentro dos limites suburbanos da cidade. Respondendo ao requerimento,ele foi desenhado para ser um bairro dinâmico e atraente em um novo distrito ecológico.
O empreendimento de uso misto da Hamonic + Masson está situado em um local abandonado no eco-distrito do Arsenal em Rueil-Malmaison, localizado no primeiro anel de subúrbios de Paris e a aproximadamente 8 km a oeste da cidade. A ideia é trazer uma nova vivência a este setor e melhorar a qualidade de vida da população ao redor. Uma nova estação de metrô será construída como parte do empreendimento Grand Paris Express, criando uma outra dimensão para a cidade além da necessidade de outros empreendimentos urbanos, habitações e serviços.
O "High Garden" combina habitação e natureza através de uma diversidade de espaços exteriores que criam uma continuação do parque urbano. O desenho reinventa varandas como áreas verdes e jardins suspensos. Por sua vez, a criação de um sistema de túneis significa que a natureza pode se desenvolver verticalmente a partir de floreiras. O paisagismo também cria um nível de intimidade graças à vegetação que separa as varandas. O projeto habitacional é também o lar de um jardim comunitário de 400 metros quadrados, com estufas e vasos de plantas para o cultivo de uma variedade de frutas, legumes, plantas e flores. Esses espaços criam um ambiente comum entre o individual e o coletivo.
A ideia de espaço comunitário continua no térreo, na praça pública central, que também abriga um edifício icônico e suspenso. Como a equipe afirma, "o espaço público emerge entre os polos de apoio da estrutura, onde várias interações e usos são gerados, criando um espaço ativo no projeto. Um bar está localizado na parte posterior, suspenso em uma" nuvem ". Aqui os usuários podem observar a estrutura, os padrões produzidos ao longo do dia, e desfrutar de uma atmosfera mais intimista à noite. Um restaurante panorâmico emerge em um ambiente acolhedor feito em madeira. A fachada envidraçada pode ser aberta completamente, permitindo que a paisagem circundante penetre neste espaço. "
Um terraço totalmente acessível está situado no topo da estrutura como um espaço público. Este mirante panorâmico tem vista para o bairro e também pode acolher eventos como concertos de jazz, exposições, etc. A iluminação circular envolve o terraço enquanto os degraus são delimitados e os balões flutuantes difundem a luz. De volta ao térreo, um espaço público continua cruzando entre o prédio e o hall revitalizado. Esta nova praça pública pode sediar uma feira, eventos esportivos, shows ou uma pista de gelo. Por sua vez, a altura do projeto convida os transeuntes, moradores locais e habitantes da Rueil-Malmaison a apreciarem o horizonte da metrópole Grand Paris.
Equipe
- Investidores: Pitch Promotion, Immobilière 3F, Androma, Gaïa Promotion, Perl
- Coordenação arquitetura: Hamonic+Masson & Associés.
- Arquiteto associado: R architecture
- Arquiteto paisagista: A+R
- Iluminação: Concepto
- Engenharia: TZ Ingénierie (estrutura), Maître Cube (construção madeira), VIZEA (engenharia ambiental), EDF (energia), Lumicene (concepção arquitetura bioclimática), Aaqius (concepção cápsula de hidrogênio), Topager (agricultura urbana)
- Operadores: Knot (motos elétricas), Veloptimo (serviço de compartilhamento de bicicletas), Zephyre (estações de carga elétrica), Cuisine et Santé (workshops de culinária)