Nas últimas duas décadas, o papel da representação e renderização mudou drasticamente nos setores de arquitetura, engenharia e construção. Novas tecnologias, técnicas e programas de renderização, como o Lumion, vêm contribuindo para essa mudança. Ao incluir ferramentas de renderização 3D, os arquitetos e designers podem aproveitar a tecnologia de visualização multifuncional e fácil de usar, que serve para fortalecer a criatividade e não sufocá-la.
Antigamente, o que tínhamos era uma representação de um edifício desenhada à mão e com estilo de croqui. Embora geralmente tratem-se de belos desenhos e uma ótima maneira de mostrar o projeto a um cliente, essas visualizações eram usadas principalmente como o resultado final do processo projetual. Não estavam tipicamente envolvidas em processos como estudos de projetos ou interatividade (mudar materiais rapidamente para ver o que parece melhor, por exemplo). É evidente que muitos arquitetos ainda usam os croquis como uma ferramenta importante para entender melhor o projeto, comunicar ideias de desenho e assim por diante.
No entanto, um problema com os desenhos à mão é que frequentemente são lentos e não flexíveis o suficiente para necessidades especializadas. Com um programa de renderização 3D, arquitetos e especialistas em visualização podem produzir imediatamente imagens, vídeos e panoramas prontos para a realidade virtual e uma infinidade de necessidades de visualização.
Abaixo, algumas possibilidades do que é possível desenvolver no Lumion:
Projetos urbanos
Para projetos de cidades, você pode usar recursos como o OSM (Open Street Map) para criar rapidamente o contexto urbano ou rural. Outra opção é juntar imagens de um drone com softwares de fotogrametria.
Iluminação
Com tecnologias avançadas de iluminação e sombras, o Lumion também pode ser uma ferramenta instrumental ao mostrar e discutir a iluminação de um projeto. Em segundos, você pode alterar a iluminação ambiental, bem como as luzes artificiais, para ajudá-lo a entender o perfil completo de iluminação de seus projetos, desde os suaves tons dourados do amanhecer até o escuro da noite.
Vistas de rua
Se você está nos estágios iniciais do processo de projeto e deseja ver como será seu projeto a partir dos olhos de um espectador, use o Lumion para ter uma ideia bastante precisa da vista da rua com iluminação, contexto e iluminação realistas.
Materiais e texturas
A visualização de materiais o mais realistas possível e de alta qualidade é essencial para muitos tipos de projetos. Ao usar o Lumion para apresentar ou avaliar materiais, você pode facilmente ter uma ideia do impacto que suas escolhas de materiais terão. Além disso, devido à variedade de materiais de alta qualidade disponíveis na grande biblioteca de conteúdo da Lumion, você pode mostrar facilmente uma representação exata de seu design sem ter que suportar a frustração de procurar ou fazer seus próprios materiais.
Natureza digital
Um outro benefício do Lumion é sua capacidade de renderizar de maneira fácil e rápida cenas da natureza digitalizadas de uma maneira bonita e cativante. Aqui estão alguns exemplos da apresentação:
Pesquisas projetuais
O Lumion não é adequado apenas para apresentações. Também pode ser uma ferramenta extremamente útil para a pesquisa de design, como quando você precisa conferir certas partes do seu prédio, ver como a iluminação interage com os espaços, explorar as visões que os futuros habitantes terão das varandas, etc.
Estilos para cada fase do processo arquitetônico
Existem muitas opções para criar estilos diferentes no Lumion. Por exemplo, quando você está no início da fase de projeto e não quer falar sobre materiais ou cores, pode usar um esboço ou outro estilo artístico para manter a conversa focada.
Posteriormente, você pode mudar instantaneamente para um estilo mais detalhado usando algumas das predefinições de estilos do Lumion.
Panoramas 360 e Realidade Virtual
Você também pode usar o Lumion para Realidade Virtual com dispositivos como o Oculus Go e a maioria dos outros headsets VR.
E a melhor parte - criar um panorama 360 requer apenas alguns cliques e cerca de um minuto de tempo de renderização.
O fluxo de trabalho no Lumion
Nesta seção, o arquiteto Paul Spaltman mostra um exemplo de fluxo de trabalho Lumion, da importação do modelo 3D até a adição dos efeitos finais e renderização.
O clipe de vídeo abaixo tem aproximadamente 10 minutos: