Past, Present, Future é um projeto de entrevistas do Itinerant Office que convida arquitetos aclamados a compartilharem suas perspectivas sobre o mundo em constante evolução da arquitetura. Cada entrevista é dividida em três segmentos de vídeo: Passado, Presente e Futuro, nos quais os entrevistados discutem suas reflexões e experiências através de cada um destes enfoques. O primeiro episódio do projeto contou com a participação de 11 arquitetos da Itália e Holanda, e o segundo episódio é composto por entrevistas realizadas com 13 arquitetos da Espanha, Portugal, França e Bélgica.
O objetivo desta série de entrevistas é apresentar os diferentes métodos e abordagens utilizados por este seleto grupo de arquitetos. Convidando-os a refletir sobre o passado, o presente e o futuro da arquitetura, a série procura proporcionar uma visão mais clara do que significa ser um arquiteto nos dias de hoje. Além disso, a série servirá para documentar o trabalho destes arquitetos, servindo de inspiração para as próximas gerações.
O escritório de arquitetura AIRES MATEUS é uma empresa com quase trinta anos de experiência nos campos da arquitetura, planejamento urbano e patrimônio histórico. Fundada pela dupla portuguesa - e também irmãos - Manuel e Francisco Aires Mateus, o escritório atualmente conta com mais de trinta profissionais dedicados ao desenvolvimento de projetos que vão da micro à macro escala. Francisco Aires Mateus, co-fundador do escritório, recebeu o título de arquiteto pela Universidade de Lisboa, onde trabalha atualmente como arquiteto e professor universitário, ministrando palestras e seminários em universidades do mundo todo.
A seguir, assista à alguns vídeos e citações selecionadas da entrevista do Itinerant Office com Manuel e Francisco Aires Mateus.
PAST:
O arquiteto fala dos tempos em que ainda era um estudante de design e como foi ganhando experiência enquanto trabalhava e aprendia de seu irmão mais velho, Manuel. Depois de um breve período trabalhando no escritório de arquitetura de Gonçalo Byrne, eles decidiram abrir sua própria empresa.
Past, Present, Future - PAST. Entrevista com Francisco Aires Mateus pelo Itinerant Office e disponível no Vimeo.
Gianpiero Venturini: Quais são as suas principais referências e profissionais que o inspiraram a seguir este caminho?
FRANCISCO AIRES MATEUS: “Na verdade, nós tivemos um professor muito bom durante a faculdade, ele se chamava Manuel Tainha. Ele foi um arquiteto muito, muito bom. O que aprendemos com ele é que a arquitetura deve basicamente reproduzir os valores humanos e também, os nossos valores culturais. Ele era incrível. Ele nos levava ao cinema para assistir filmes que retratassem experiências humanas, ele falava sobre os mais variados temas e os mais diversos aspectos da nossa cultura - arte, música e tantas outras coisas que não estavam essencialmente relacionadas à arquitetura - para que pudéssemos conectar a arquitetura com a vida cotidiana das pessoas. Isto tudo foi muito importante para nós, e não somente para nós dois, pois este também é um dos principais aspectos da arquitetura de Gonçalo Byrne por exemplo - aspectos e detalhes que aproximam a arquitetura das pessoas, que refletem um extremo cuidado para com as pessoas que habitam estes lugares. Resumindo, é basicamente isso o que eu aprendi durante a faculdade e também nos primeiros anos depois de formado enquanto trabalhávamos no escritório de Byrne. Estamos sempre atentos a estes detalhes, é assim que fazemos o nosso trabalho.”
PRESENT:
Mateus descreve a abordagem do seu escritório e como a prática didática na academia assim como situações de crise econômica, os ajuda a encontrar diferentes meios para desenvolver novos projetos.
Past, Present, Future - PRESENT. Entrevista com Francisco Aires Mateus pelo Itinerant Office e disponível no Vimeo.
GV: Existe algo específico que represente a organização ou a maneira como seu escritório funciona?
FAM: “Nós gostamos de encarar a atividade profissional como uma forma de pesquisa. Pesquisar é como trabalhar em um laboratório de química, você sempre tem que estar preparado para as adversidades - para começar de novo, para deixar tudo aquilo que você já fez pra trás e dizer: “eu errei, preciso voltar ao início.” Essa incerteza é o que nos move e nos faz querer ir mais longe nesta pesquisa. Isso não significa que cada projeto seja completamente diferente um do outro, mas cada projeto é único ainda que seja uma reinterpretação ou uma evolução de um projeto precedente.”
FUTURE:
O arquiteto aponta temas e detalhes que ele considera fundamentais para um bom projeto de arquitetura, elementos que os permite projetar edifícios que sejam capazes de melhorar a vida das pessoas.
Past, Present, Future - FUTURE. Entrevista com Francisco Aires Mateus pelo Itinerant Office e disponível no Vimeo.
GV: Quais conceitos ou questões vocês consideram mais urgentes para a prática da arquitetura nos dias de hoje, e qual será o futuro de nossa profissão?
FAM: “Para mim, existe um grande problema que nos afeta à todos nos dias de hoje e esse problema é a velocidade. Vivemos em um tempo onde tudo acontece o tempo todo, é rápido e furioso, um universo feito de imagens que passam num piscar de olhos. Nós vivemos em um mundo onde todos os arquitetos anseiam construir edifícios icônicos. E em toda esta urgência, tendemos a esquecer todo o resto. Para mim, esse é o maior perigo dos dias de hoje. Felizmente, há também muitas pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente, a sustentabilidade e a preservação de nosso planeta. No meio destes dois mundos opostos talvez, possamos encontrar alguma paz. Obviamente eu sou otimista e acredito que somos capazes de reverter essa situação. E isso é o que estamos fazendo com a nossa arquitetura, agregando valor a edifícios pré-existentes e respeitando o meio ambiente.”
UM projeto por Itinerant Office
Curadoria por Gianpiero Venturini
Videos por Luca Chiaudano