Na arquitetura, "acessibilidade" denota mais frequentemente o usuário final e o ato imperativo de desenhar os espaços, edificios e cidades de acordo com os princípios de desenho universal. Um aspecto cada vez mais central da arquitetura, o ethos da arquitetura acessível foi bem captado pelo arquiteto Ronald Mace, que questiona: “se não estamos projetando para seres humanos, para quem estamos projetando? Vamos projetar todas as coisas, o tempo todo, para todos. É para onde estamos indo."
Mais de vinte anos depois, arquitetos e urbanistas têm ferramentas inigualáveis à disposição para colocar a acessibilidade no centro das intenções de projeto. Desde simples manuais e guias on-line até o emprego de padrões e normas nacionais e internacionais, a digitalização de ferramentas arquitetônicas, conhecimento e inspiração permite que as equipes de projeto considerem tudo, de cidades adaptadas aos idosos até maçanetas acessíveis.
Além da acessibilidade como princípio de design, também é importante considerar a acessibilidade dentro da própria indústria. Com a profissão buscando responder às mudanças climáticas, migrações, automação e inúmeros outros desafios, é imperativo que nenhum talento fique de fora. Enquanto celebramos o crescente número de mulheres arquitetas que alcançam o reconhecimento na disciplina, ainda operamos em um sistema em que menos de 2% dos arquitetos norte-americanos são afroamericanos. e apenas 18% são mulheres. Assim como devemos projetar e construir uma arquitetura que seja acessível a todos, independentemente do contexto ou meios financeiros, devemos projetar e construir uma profissão acessível a profissionais de todas as raças, gêneros, nacionalidades e religiões.
É por isso que dedicamos este mês à acessibilidade, desde manuais de design para banheiros acessíveis até reflexões sobre mobilidade urbana e questões raciais na profissão. Apesar da grande abrangência dos tópicos, o conteúdo deste mês é unido por um objetivo comum de promover a acessibilidade como uma prerrogativa do projeto arquitetônico e um elemento básico da profissão.
Estamos recebendo submissões relacionadas com os nossos Tópicos Mensais. Para nossa próxima edição, em setembro, abordaremos o tema "Trabalho". Se você quiser enviar ideias, projetos, ensaios ou artigos, mande-nos uma mensagem.