O concurso internacional para o projeto do Centro de Inovação do Conhecimento (KIC), parte da Zona Econômica Especial de Trípoli (TSEZ), selecionou a proposta do MDDM, um escritório de arquitetura com sede em Beirute, como vencedora. Tendo como palco a Feira Internacional Rachid Karami, projetada por Oscar Niemeyer nos anos 60, em Trípoli, Líbano, a intervenção deveria ser funcional e conceitualmente compatível com requisitos específicos.
Com mais de 700 inscrições, o concurso internacional teve como objetivo reviver o local abandonado e criar um espaço inovador na feira existente. De fato, a competição exigia requisitos funcionais como um parque de negócios e tecnologia, e apresentava grandes restrições conceituais, como a total integração com o conceito original de Niemeyer para não comprometer a integridade do local, a herança moderna do edifício ou sua futura indicação na lista dos patrimônios mundiais da UNESCO.
A empresa vencedora chefiada pelo arquiteto Imad Aoun e pelo arquiteto / urbanista Nadim Younes criou um espaço que "atende tanto a requisitos profissionais quanto residenciais". Na verdade, eles “optaram por uma arquitetura totalmente escavada e integrada no subsolo”, minimizando o conflito com os volumes existentes e favorecendo mais espaços verdes no térreo. Sua intervenção modular subterrânea possibilita o desenvolvimento consistente em todo o terreno e permite que o investidor suspenda a obra em qualquer estágio, sem comprometer a composição geral.
Garantimos a interatividade entre os espaços e eliminamos o efeito subterrâneo, tomando as linhas diretivas da cobertura ao usá-las como nossa estrutura linear para a composição da paisagem e os volumes subterrâneos. Preservamos o idioma do terreno, mantendo-o plano e claro, sem volumes adicionais que o tornariam denso […] embora não tenhamos optado por um edifício referência, o projeto geral em si é um marco. - MDDM
A segunda posição foi concedida a Dagher, Hanna e Partners, que criaram um conceito derivado das experiências sensoriais e espaciais de Niemeyer, destacando “o vazio na arquitetura, criando um parque urbano dentro de uma arquitetura subterrânea”. O terceiro lugar foi oferecido ao Arquivio Arquitetos da Espanha.
Por fim, três menções honrosas também foram distribuídas. A primeira foi concedida à Unit44, fundada por Jala Makhzoumi e Abdul-Halim Jabr, que criou uma proposta ambientalmente sensível com a instalação de uma “colmeia” modular de contêineres de remessa sob a grande marquise, "alinhando-se à visão original de Niemeyer para a exposição: uma exposição temporária sob um teto permanente". Outras duas menções honrosas foram oferecidas a Basmaji & Bielinska, do Líbano, e Khoury Levit Fong, dos EUA, fundada por Rodolphe el-Khoury, reitor da Escola de Arquitetura da Universidade de Miami, Robert Levit e Steven Fong.