A cidade de Amsterdã é popular por sua arquitetura, suas pontes e canais. Junto a estes últimos, antigas cabines de fiscalização perderam seu uso e acabaram abandonadas. Um projeto recente de restauração encabeçado pelo escritório space&matter pretende dar novos usos a estas singulares arquiteturas esquecidas.
Até 2009, grande parte dessas pontes possuía pequenas cabines para os guardas encarregados de fiscalizar o tráfego fluvial. No entanto, após a automatização do sistema, quase todas essas cabines foram desativadas. Em 2010, a equipe do space&matter elaborou um projeto que transformava as cabines em pequenos quartos de hotel com vista panorâmica para os canais e pontes. A equipe transformou 28 cabines com projetos variados, adaptados às especificidades de cada estrutura.
Cada cabine apresenta aspectos singulares. A mais antiga delas foi construída em 1673, ao passo que a mais nova é de 2009. As dimensões variam entre 75m² e 14m², com organizações e arranjos espaciais diferentes.
Com as cabines renovadas, a experiência proporcionada pelo SWEETS Hotel inclui pernoites no meio dos canais e vistas únicas para a paisagem urbana de Amsterdã. Até o momento, 18 cabines já foram concluídas e outras 10 devem ser finalizadas nos próximos três anos.
Saiba mais sobre esta experiência singular nos canais de Amsterdã, neste artigo publicado pela Metropolis.