O escritório Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) projetou a One Vanderbilt, a torre corporativa mais alta do centro de Manhattan, com 427 metros de altura. A parte superior da torre foi erguida recentemente e, após sua conclusão, o edifício oferecerá um novo tipo de experiência no Grand Central District.
Quando a One Vanderbilt atinge toda a sua altura, seu perfil fino e cristalino assume um lugar de destaque no horizonte de Nova York, [...] as mesmas geometrias angulares se traduzem na base da torre, gesticulando com generosidade ao grande marco do Grand Central Terminal. A KPF se orgulha de ter liderado o esforço de projeto, que surgiu da colaboração do nosso estúdio, SL Green, Hines e do Departamento de Planejamento da cidade de Nova York. - James von Klemperer, presidente da KPF e diretor de projeto.
Localizada entre as ruas 42 e 43 ao longo das avenidas Madison e Vanderbilt, a torre se tornará uma porta para a cidade. One Vanderbilt é composta por quatro volumes entrelaçados que espiralam em direção ao céu, em proporção com o horizonte da cidade e com os edifícios Chrysler e Empire State nas proximidades. Uma série de cortes em ângulo no térreo gera uma conexão visual com a Grand Central, criando uma rede direta e uma praça de pedestres ativa na Avenida Vanderbilt. Espera-se que a proposta integre o "novo plano para o East Side Access, que estende o serviço da Long Island Rail Road para Grand Central", até 2022.
Como um novo centro de Midtown, a One Vanderbilt facilitará os padrões de deslocamento do GCT, fornecendo acesso direto adicional a todos os níveis de mobilidade que alimentam ou alimentarão a Grand Central no futuro, […] Como sua forma única aprimora a experiência do horizonte de Nova York, também o design da KPF cria uma experiência no térreo que acolhe milhares de passageiros, tornando-se uma marca do projeto para a nossa cidade densa e movimentada. - Dominic Dunn, diretor administrativo da KPF.
Previsto para obter as certificações LEED e WELL, o edifício oferece um programa diversificado, mesclando os setores público e privado e gerando escritórios em 58 pavimentos. De acordo com Jeffrey Kenoff, diretor de design da KPF, a One Vanderbilt faz eco aos detalhes atemporais de terracota de Guastavino na Grand Central. Além disso, para a fachada da torre, "a equipe de projeto explorou e testou combinações de mais de 300 esmaltes e perfis para garantir que a parede respondesse generosamente ao horizonte de Midtown, bem como às diferentes condições de luz que encontraria", acrescenta Kenoff.
Manter o cronograma acelerado para projetar e entregar a One Vanderbilt foi talvez um dos maiores desafios, [...] o fato de um projeto dessa complexidade ter atingido repetidamente todos os principais marcos da construção no prazo é um testemunho claro da estreita colaboração que as equipes de design e construção forjaram desde o início do processo de projeto. - Andrew Cleary, diretor técnico da KPF.