Com climas cada vez mais extremos em todo o mundo, brises-soleil e revestimentos perfurados são opções eficazes para criar uma segunda pele nas fachadas de nossos projetos, protegendo seus interiores e criando ambientes especiais ao lidar com luz e sombra.
Cada orientação de edifício e fachada exige soluções diferentes - fixas, móveis e de materiais diferentes -, mas existem algumas recomendações gerais que podem nos ajudar a escolher a solução certa. Conversamos com os especialistas da Hunter Douglas para conhecer as considerações mais importantes.
O ponto chave na escolha de um filtro solar é definir a necessidade técnica e sua aplicação específica em cada área do projeto: qual é o contexto da obra? Que funções serão executadas no interior? As vistas externas devem ser priorizadas? Quais são os requisitos de ventilação?
A localização do projeto é um aspecto fundamental para poder responder a essas perguntas, pois o clima e as condições locais também podem determinar a escolha de um material ou acabamento específico, garantindo seu bom comportamento no futuro.
Os brises podem ser instalados usando parafusos ou conectores, e esses componentes variarão se forem sistemas fixos ou móveis. Cada aplicação requer uma solução específica para atender às necessidades técnicas e estéticas do projeto e deve estar em conformidade com a estrutura de suporte básica.
O valor do brise dependerá de todos esses aspectos, incluindo a quantidade de componentes e o material escolhido, o modelo, as dimensões das folhas e seus requisitos de instalação. Porém, dentro dos padrões de cada produto, é possível personalizar a combinação de cores, o comprimento das peças e as distâncias entre as chapas, adaptando o produto ao orçamento da obra.
Existem produtos que podem ser completamente projetados e personalizados pelo arquiteto responsável, fornecendo soluções específicas para cada fachada do edifício e envolvendo um único processo de instalação, como o Geoclad. Este modelo permite a construção de um envelope multiforme, combinando materiais, texturas, cores e padrões diferentes. Reveja, abaixo, 10 projetos que incorporaram diferentes modelos de brises de acordo com suas necessidades particulares:
Brises Metálicos
Centro Cultural Itamar Franco
Aeroscreen
Forma Itaim
Quadrobrise
Shopping Crystal, Curitiba
Screenpanel
Centro Olímpico de Tênis
Aerobrise
ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica
Stripscreen
Stripcenter Chamisero
Single Skin GeoClad
Brises em Madeira
UC Lira
Woodbrise
Edificio de Oficinas Fortius México
Termobrise
Fachadas Dinâmicas
Cloc Marina
Sliding & Folding Shutters
Fachadas Microclimáticas
Arena da Juventude - Parque Olímpico Deodoro-RJ
Fachadas Têxteis Microclimáticas