O arquiteto Alberto Campo Baeza é a nova Medalha de Ouro de Arquitetura, o reconhecimento mais importante da profissão na Espanha, concedido pelo mesmo grêmio de arquitetos desde 1981. Instituída pelo Conselho Superior dos Colegiados de Arquitetos da Espanha (CSCAE), a Medalha de Ouro reconhece o esforço das pessoas e instituições que enobrecem a prática arquitetônica com seu trabalho.
Na sua opinião, o juri valoriza "a coerência da trajetória profissional" de Campo Baeza, na qual convergem e se articulam "a produção de uma obra abstrata e racional, e a atenção à percepção da arquitetura, em especial na exploração visual dos espaços criados". À criatividade arquitetônica, o juri também associa "a relevância e influência de seu trabalho docente.".
A concessão da medalha ao arquiteto é resultado da decisão unânime de um juri que, nesta ocasião, foi composto pelo segundo vice-presidente do CSCAE, Juan Antonio Ortiz Orueta, em qualidade de presidente do juri; os decanos do colegiado de arquitetos de Aragón e Cantabria, Pedro Joaquín Navarro Trallero e Moisés Castro Oporto, respectivamente; Juan Navarro Baldeweg, acadêmico da Real Academia de Belas Artes de San Fernando; a arquiteta Dolores Alonso Vera, o filósofo Francisco Jarauta Marión, além do secretário geral do CSCAE, Laureano Matas.
A entrega da Medalha de Ouro acontecerá no próximo 28 de Novembro no Hipódromo da Zarzuela em Madri, Espanha. No evento serão também entregues os prêmios de Arquitetura Espanhola e Urbanismo Espanhol, e de de Arquitetura Espanhola Internacional. Com exceção desse último, o nome dos vencedores serão revelados no final dessa semana, após a correspondente reunião do juri.
Conheça algumas obras de Alberto Campo Baeza publicadas no ArchDaily.