É indiscutível a capacidade de adaptação dos profissionais da arquitetura no Brasil. Confrontados, nos anos recentes, com crises de diversas espécies que vêm dificultando a realização de trabalhos e, talvez ainda pior, imersos em uma estrutura que sistematicamente desvaloriza a profissão, o profissional e o projeto, é de surpreender a ampla diversidade e alta qualidade da produção atual.
Em 2014, publicamos uma matéria intitulada Jovens talentos da arquitetura brasileira, onde compilamos alguns dos escritórios e profissionais em atuação no país que, na época, mostravam uma produção interessante e coerente com seus contextos específicos. Alguns daqueles jovens profissionais vieram a consolidar, nos anos seguintes, produções de ampla envergadura - pensemos, por exemplo, em Carla Juaçaba, MAPA e Metro Arquitetos, para mencionar apenas alguns.
Cinco anos mais tarde, reunimos em um novo artigo algumas das práticas e escritórios que, na nossa opinião, refletem o atual estado da arquitetura no Brasil - e tudo o que isso implica em termos sociais, políticos, econômicos e estéticos - e apontam na direção de um futuro um pouco mais otimista, aberto e diverso.
Alguns dos grupos reunidos aqui, embora jovens, têm se destacado por uma produção consistente e de notável qualidade, outros têm figurado em premiações nacionais e internacionais. Certos escritórios vêm produzindo obras admiráveis em regiões menos documentadas do país, enquanto outros têm explorado a relação entre arquitetura e campos adjacentes, como arte e design. Finalmente, algumas das práticas a seguir têm trabalhado no sentido de ampliar o acesso à moradia digna, ao passo que outras têm se empenhado em desvelar a natureza política da arquitetura, que traz consigo questões incontornáveis de raça e gênero.
A seguir, 15 jovens escritórios, coletivos e práticas que mostram o que está por vir na arquitetura brasileira:
Gru.a
Liderado por: Caio Calafate e Pedro Varella.
Sede: Rio de Janeiro, RJ
Gru.a (grupo de arquitetos) é um escritório baseado no Rio de Janeiro. Desde sua formação em 2013 elabora projetos e obras de diversas escalas e naturezas, com especial interesse na interseção entre os campos da arquitetura e das artes plásticas. Paralelamente à prática de escritório, os sócios do gru.a dedicam-se à pesquisa acadêmica e atividades de ensino.
Fundo Fica
Dirigido por: Marina Grinover, Gabriel Palladini, Gustavo Calazans, Emil Lewinger, Renato Cymbalista e Bianca Antunes.
Sede: São Paulo, SP
O FICA é um fundo imobiliário de propriedade coletiva. Protege terras da especulação para garantir um acesso mais igualitário a esses recursos. Garante o uso socialmente justo da propriedade, evitando a gentrificação. Busca a diversidade, a permanência e a segurança das comunidades no território. Adquire imóveis e os torna acessíveis: acredita no direito de uso dos espaços por valores justos e não especulativos. Constrói modelos alternativos ao mercado imobiliário tradicional a partir de uma rede crescente de doadores e de colaboradores como você. O FICA promove uma cidade melhor. Aqui. Agora. Juntos.
Jirau
Liderado por: Pablo Patriota e Bernardo Lopes.
Sede: Caruaru, PE
Em 2010 criamos o Jirau, um escritório de Arquitetura e Urbanismo que atua nas mais diversas áreas de projeto. Entregando arquitetura de alto nível, possuindo capacidade técnica e estrutural para desenvolver projetos de diferentes escalas de complexidade, desde residências unifamiliares até projetos de Desenho Urbano, buscando proporcionar sempre uma experiência valiosa para os nossos clientes.
Goma Oficina
Liderado por: Ana David, André Stefanini, Christian Salmeron, João Wallig, Fernando Banzi, Guilherme Tanaka, Lauro Rocha, Maria Cau Levy, Paula Marujo, Victoria Braga e Vitor Pena.
Sede: São Paulo, SP
A Goma Oficina é um coletivo de arquitetos e artistas que desde 2010 trabalha com frentes interdisciplinares. Reconhecida pela gama de atuação diversa, principalmente pelo viés crítico e artístico. Fazem parte da rede de colaboradores fotógrafos, designers, arquitetos, produtores e educadores. A diversidade da rede possibilita trocas de conhecimento e saberes, bem como o diálogo e cooperação entre campos de atuação distintos.
Concreto Rosa
Liderado por: Geisa Garibaldi.
Sede: Rio de Janeiro, RJ
A Concreto Rosa tem como objetivo principal conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, posicionando as mulheres em um mercado predominantemente masculino.
Vão
Liderado por: Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero.
Sede: São Paulo, SP
Desde a fundação do estúdio desejávamos criar um território laboratorial que incorporasse todas as investigações, inclusive as não bem sucedidas. Tudo o que não se concretiza - projetos não construídos ou ideias que tiveram de ser abandonadas por fatores externos - podem ser vistos como trabalhos desenvolvidos “em vão”, porém essa expressão para nós representa um valioso arsenal de experimentação que é assimilado no presente, transformado no tempo e incorporado no futuro.
Arquitetura na Periferia
Equipe: Carina Guedes, Mariana Borel, Elisabetta McKena, Rafaela Dias, Tereza Barros, Luciana da Cruz, Cheyenne Miguel, Cenir Silva e Lívia Gonçalves.
Sede: Belo Horizonte, MG
Projeto que visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. Ao invés de oferecer um produto, buscamos favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança.
Estúdio Módulo
Liderado por: Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon.
Sede: São Paulo, SP
O Estúdio Módulo é um coletivo voltado para a produção de arquitetura, design de interiores, desenho urbano e design gráfico dirigido por Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon. O coletivo é motivado pela diversidade de assuntos que envolve a formação do arquiteto contemporâneo, abordando diversas escalas da arquitetura, desde projetos de sinalização, design de mobiliário, edifícios e desenho urbano.
Garoa
Liderado por: Alexandre Gervásio, Erico Botteselli, Lucas Thomé e Pedro De Bona.
Sede: São Paulo, SP
Situado em São Paulo, o Grupo Garoa Arquitetos Associados é um laboratório coletivo de prática projetual. Laboratório pois leva a prática pelo viés da experimentação, ou seja, por não ter métodos preconcebidos de norteamento. A partir das condicionantes específicas de cada situação, elenca os métodos e procedimentos de intervenção. Colaborativo pelo caráter de desenvolvimento dos trabalhos, no qual as distintas e complementares qualidades dos integrantes da equipe são somadas de forma a desenvolver um trabalho plural e conciso.
sauermartins
Liderado por: Cássio Sauer e Elisa T. Martins.
Sede: Porto Alegre, RS
Escritório de arquitetura com sede em Porto Alegre. Atua em diferentes escalas e programas buscando a arquitetura como um instrumento capaz de transformar realidades. Em parceria com outros arquitetos e escritórios, obteve reconhecimento em concursos de arquitetura e urbanismo.
Lins Arquitetos
Liderado por: Cíntia Menezes Lins de Matos, Deborah Martins de Oliveira Lins, Jorge Mauro Soares Lins e George de Menezes Lins.
Sede: Juazeiro do Norte, CE
O escritório Lins Arquitetos Associados foi fundado em 2011 e está localizado no sertão nordestino, mais precisamente no Cariri, sul do estado do Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte. Trabalha em todas as escalas e com diferentes programas, partindo desde a cidade, passando pelo edifício até chegar ao mobiliário.
MNMA studio
Liderado por: André Pepato e Mariana Schmidt.
Sede: São Paulo, SP
Studio transdisciplinar de arquitetura que desenvolve projetos com sensibilidade, articulando os elementos de forma simples e intimista. Fundado por André Pepato e Mariana Schmidt, que após colaborarem com reconhecidos escritórios como Studio MK27, U-TT (Urban Think Tank), Jacobsen, UNA, FGMF, iniciaram o Studio com o propósito de integrar disciplinas com forte apelo plástico, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas para desenvolver projetos com diversidade de escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas.
Estúdio Flume
Liderado por: Christian Teshirogi e Noelia Monteiro.
Sede: São Paulo, SP
O estúdio Flume, é uma associação dos arquitetos Christian Teshirogi e Noelia Monteiro, que unificaram sua produções, a partir de 2015, com a intenção de aproximar a arquitetura aos negócios de impacto social, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
messina | rivas arquitetos
Liderado por: Rodrigo Messina e Francisco Rivas.
Sede: São Paulo, SP
messina | rivas e um escritorio de arquitetura baseado no São Paulo desde 2016 formado por Rodrigo Messina e Francisco Rivas. Selecionado internacionalmente pela YALA (Young Architects in Latin America) no evento colateral da Bienal de Arquitectura Venecia 2018.
Vaga
Liderado por: Fernando O’leary, Pedro Domingues e Pedro Faria.
Sede: São Paulo, SP
VAGA explora os territórios da prática e da pesquisa nas fronteiras entre arquitetura, urbanismo e design. Idealizado pelos arquitetos Fernando O’leary, Pedro Domingues e Pedro Faria, o estúdio tem como premissa trabalhar de forma colaborativa e horizontal nos processos de investigação e criação de projetos multidisciplinares a partir de clientes privados, concursos nacionais e internacionais ou iniciativas independentes.
Nota
Os textos em itálico e entre aspas foram copiados das páginas dos escritórios e, em alguns casos, ligeiramente editados para esta publicação.