É difícil encontrar alguém que não se encante com a estética da madeira. Com uma enorme diversidade de espécies e variações de cores, pesos e texturas, é um dos materiais mais apreciados desde sempre. Entretanto, a exploração massiva de florestas para a utilização na construção civil traz enormes impactos ambientais, se precauções como o manejo sustentável, certificações sérias ou ações de reflorestamento não forem tomadas. Mas sendo um material orgânico, ao ser utilizada para a construção civil, a madeira sempre se adapta às condições de umidade, calor e às cargas, e suas fibras acabam por se adaptar e deformar com o tempo. Além disso, trata-se de um material que não responde bem a ambientes em que são encharcadas e secas repetidas vezes, o que pode causar o seu apodrecimento após algum tempo, se não estiverem muito bem impermeabilizadas. Portanto, há algumas situações em que utilizar a madeira pode não ser uma boa ideia.
No entanto, há opções de materiais que evidenciam a estética da madeira, mas que são estruturados em materiais como o alumínio, por exemplo. É o caso da Technowood, que funciona bem para os usos que a madeira pode não ser tão adequada, quando exposta às intempéries ou em peças esbeltas demais. Trata-se de uma lâmina de madeira natural de cerca de 0,5 mm de espessura e revestida por GRP (fibra de vidro com resina poliéster), sobre perfis ou chapas de alumínio. A seguir evidenciamos os benefícios e as possibilidades desta tecnologia:
Mesmo com peças muito esbeltas e pouco espessas, componentes de alumínio geralmente são extremamente leves, e mesmo com o tempo não apresentam curvaturas, mudanças de estabilidade ou rachaduras. Dessa forma, podem ser utilizadas nas fachadas sem se constituírem como sobrecargas às estruturas, podendo ser apoiadas por simples perfis metálicos T. Outra vantagem é que, diferente da madeira natural, há pouca necessidade e gastos muito reduzidos com a manutenção das peças, apresentando alta resistência às condições mais exigentes, como sol intenso ou umidade alta.
É importante pontuar que Technowood possui uma classificação A2 de resistência ao fogo, o que quer dizer que é pouco combustível e tem muito baixa contribuição ao fogo, sem causar Flashover. Sendo assim, é um material que pode ser utilizado tranquilamente em ambientes fechados onde são necessários itens resistentes ao fogo, como corredores hospitalares e mesmo em áreas de escape.
Outras questões que geralmente restringem o uso da madeira são as infinitas possibilidades de formas que os perfis e painéis podem receber, além de permitir peças de até 12 metros de comprimento. e tratarem-se de peças imunes a ataques de insetos e fungos. As possibilidades de uso da Technowood são:
Perfis para fachadas
Os perfis são utilizados para criar pergolados ou áreas de fachada em que seja desejada permeabilidade visual, geralmente instalados destacados da parede externa. As quatro superfícies dos perfis são revestidas em madeira, e as peças podem chegar a até 7,5 metros de comprimento, uma medida que seria praticamente inviável de atingir com apenas uma peça de madeira maciça.
Painéis
Os painéis de fachada são placas parafusadas sobre perfis T, e podem receber distintas opções de revestimentos, dimensões e arranjos.
Fachadas com sistema Click
Perfis Aluclick consistem em perfis que são instalados separadamente através de sistema click sobre perfis verticais. São bastante similares aos perfis para fachadas, mas são instalados coladas às mesmas. Por isso, geralmente essas peças são revestidas em 3 das 4 faces.
Revestimentos de Fachadas
Seriam equivalentes aos revestimentos de tábuas de madeira, com os perfis de 10, 15 ou 20 centímetros de largura, com diferentes formas de conexões entre si. Também podem ser utilizadas para forros.
Controle Solar
Elementos de sombreamento, verticais ou horizontais, podem ser fabricados na Technowood. Como padrão, os perfis das lâminas são produzidos em formas quadradas, retangulares, de clique e elipse, podendo ter até 7,5 metros de comprimento.
Pergolados
Quando o intuito é criar uma sombra filtrada para jardins no verão, oferecendo espaços semi-abertos que podem receber vegetação, os pergolados também podem ser construídos através deste material.
Painéis para interiores
Se a ideia é criar um aconchego nos ambientes internos com os tons naturais da madeira, há opções da utilização de painéis para ambientes internos, que também são estruturados por perfis T em alumínio.
Apesar de a madeira poder ser considerado um recurso renovável se a sua exploração for séria e sustentável, sabemos que uma parte considerável das florestas da Terra já foi perdida. Portanto, é interessante utilizar a madeira para usos em que ela realmente é adequada e que possa durar indefinidamente, como há diversos. Para usos em que a madeira não teria uma durabilidade razoável, a Technowood pode ser uma boa opção, utilizando 98% menos árvores na produção de seus produtos do que a madeira maciça. Em 2019 o produto recebeu o ICONIC Award do “German Design Council”, como um Material Inovador.