Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.
No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.
Vermelho
O vermelho pode denotar paixão, excitação ou calor, dependendo de seu tom preciso, mas também pode estar associado ao medo ou perigo. A maneira como a cor é usada e como o espaço é organizado pode determinar como exatamente ela é percebida. Tons escuros e marrons podem parecer sedutores e atraentes, enquanto os vermelhos brilhantes e neon são amigáveis e chamativos. O vermelho, se mal aplicado, pode parecer arrogante, mas se feito com eficiência pode criar uma experiência ambiental única. Toques de vermelho em espaços de cores mais neutras também podem ser um método altamente eficaz de chamar a atenção das pessoas para objetos ou elementos específicos.
Laranja
Embora incomuns, os usos arquitetônicos da cor laranja podem criar espaços calmantes, luminosos e amigáveis. Menos ostensivos que os vermelhos, os espaços alaranjados são mais calmos, mas ainda assim brilhantes e joviais. Por ser menos agressivo, também é menos arriscado para uso em abundância.
Amarelo
O amarelo é sempre radiante e alegre, e pode ser usado em todo o espaço e para destacar elementos específicos de uma maneira que não sobrecarregue tanto quanto o vermelho. Devido às suas associações amigáveis e peculiares, é usado comumente em espaços infantis, como creches e jardins de infância, e devido ao seu brilho é propício para fazer com que qualquer espaço cinza ou sombrio pareça instantaneamente mais animado. Mais pálido ou mais tons de laranja amarelo podem parecer mais calmos.
Verde
Outra cor incomum para a arquitetura, o verde - particularmente o verde esmeralda ou verde pastel - é altamente calmante e relaxante. Mesmo o verde neon, por mais brilhante que seja, geralmente parece mais calmo do que outras cores neon. No entanto, o verde-amarelado, se mal utilizado, pode parecer estranhamente clínico, particularmente em justaposição com o branco. Externamente, paredes e telhados verdes sugerem sustentabilidade e conotam um calor amigável.
Azul
O azul é frio, calmante, nobre e seguro. Nos tetos, conota o celeste, enquanto elementos azuis individuais, como colunas ou móveis, estão entre os usos mais comuns de uma cor primária na arquitetura. As instalações de luz azul também estão entre as mais eficazes para espaços ao ar livre.
Roxo
O roxo, como o azul, pode ser suave e relaxante, mas em uma extensão ainda maior - especialmente o roxo pastel em ambientes com luz difusa. O Roxo neon, particularmente luzes roxas neon, são divertidas, brilhantes e excitantes e podem causar uma impressão duradoura devido à sua singularidade.
Branco
Paredes brancas estão entre as mais comuns da arquitetura moderna por suas conotações de pureza e limpeza. Nas paredes exteriores, são propícias a sombras dramáticas e fachadas planas e imaculadas, enquanto as paredes brancas internas podem fazer com que os usuários se sintam calmos, mas alertas. Tetos e paredes brancos também ajudam a difundir a luz, fazendo com que os espaços internos pareçam mais brilhantes.
Preto
Edifícios pretos tendem a parecer frios e contemplativos, embora possam ser percebidos como ameaçadores em certas situações. A iluminação cuidadosa em interiores e exteriores pretos pode fazer com que os quartos e as fachadas pareçam menos escuros e opressivos. Enquanto a arquitetura em madeira preta pode parecer rústica e introvertida, os detalhes em metal preto geralmente parecem elegantes e modernos.
Evidentemente, a cor tem um enorme poder emotivo nos interiores e exteriores arquitetônicos. No entanto, ao projetar com cores, mesmo algo tão simples ou comum como preto ou branco, é imprescindível a devida consideração à iluminação, os materiais e o projeto em si. Com cada cor geralmente conotando uma série de emoções diferentes, da mais feliz à mais ameaçadora, apenas um projeto coeso pode garantir que o uso da cor gere o efeito pretendido.
Editor's Note: This article was originally published on December 19, 2019.