O primeiro conjunto de casas impressas em 3D para desabrigados já está em construção em uma remota área rural no México. O sistema de impressão 3D em grande escala está sendo utilizado no México como uma ferramenta para solucionar a falta de moradia além de fornecer abrigo seguro e moradia digna para a população em situação de rua no país.
A New Story, uma organização filantrópica fundada há cinco anos, tem como objetivo construir moradias para pessoas desabrigadas e em situação de pobreza extrema. Até o momento, a New Story já entregou 2.700 casas, atendendo a mais de 15.000 pessoas em países como o Haiti, El Salvador, Bolívia e México. Para a construção de casas em áreas em áreas remotas, a New Story tem utilizando sistemas construtivos tradicionais e, ao longo dos últimos dois anos, começou a explorar soluções inovadoras para tornar este processo mais rápido e eficiente, adaptando-se às constantes mudanças do setor da construção civil para atender a crescente demanda por moradia.
Estrategicamente, a empresa procura atuar em três frentes para promover a qualidade de vida da população sem-teto: ‘criar’, ‘testar’ e ‘compartilhar’. A primeira etapa envolve o processo de criação de projetos para as comunidades carentes, incorporando sistemas mais inteligentes assim como métodos de construção mais eficientes. A segunda frente de atuação do New Story é testar o uso e a aplicação de estratégias inovadoras e técnicas construtivas que promovam a construção de projetos mais inclusivos e sustentáveis, e finalmente, compartilhar estes resultados com outras iniciativas que estejam trabalhando para o bem da causa.
Em seu projeto mais recente, desenvolvido em parceria com a ICON, uma empresa de tecnologias e construção, a New Story desenvolveu um protótipo de casa impressa em 3D para a construção de uma comunidade de casas para desabrigados em Tabasco, México. Atualmente, duas casas já foram concluídas através de uma impressora 3D chamada Vulcan II e estão sendo testadas para o desenvolvimento de toda a comunidade que contará com um total de 50 unidades incluindo um plano diretor comunitário para a área.
A Vulcan II foi projetada para imprimir casas resilientes com estruturas de um pavimento a uma velocidade muito mais rápida do que os tradicionais métodos de construção empregados na região. A impressora utiliza uma mistura à base de cimento para erguer as paredes da casa e tem capacidade para construir uma única estrutura de até 200 m², se necessário.
As casas que estão sendo construídas na comunidade em Tabasco contam com 50 m² de área total e o layout está composto por um espaço de estar, uma cozinha, um banheiro e dois quartos. As famílias que atualmente estão ocupando os primeiros protótipos construídos fornecem um feedback valioso sobre o funcionamento e operação da casa para pequenos ajustes durante a construção do restante das cinquenta casas. As famílias escolhidas pela New Story para participar das comunidades de casas como a que está sendo construída em Tabasco, passaram por necessidades físicas e financeiras extremas, algumas sobreviviam com apenas $76,50 por mês. Além de serem construídas de forma rápida e eficiente, as casas da primeira comunidade impressa em 3D foram concebidas para serem resistentes a desastres climáticos, como terremotos e inundações.
CRÉDITOS
A New Story é uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA, comprometida em construir comunidades através do uso de sistemas tradicionais de construção ao redor do mundo para prover moradia digna à famílias em situação de extrema pobreza.
A ICON é uma empresa de tecnologia e construção que está trabalhando em parceria com a New Story neste projeto. Além da colaboração com a New Story, a ICON também está focada em desenvolver uma série de outros projetos com tecnologias de impressão 3D. A tecnologia utilizada na Vulcan II é um projeto desenvolvido pela ICON.
A ECHALE é a parceira local da New Story e também uma empresa sem fins lucrativos. A ECHALE trabalha na seleção das famílias, provendo apoio para as famílias carentes e também no processo de construção e implementação das comunidades.