Flores & Prats em colaboração com Ouest Architecture conquistaram o primeiro lugar do concurso para reformar o Ancien Théâtre des Variétés em Bruxelas, Bélgica. O novo projeto aborda a transformação do antigo teatro em um laboratório internacional para a criação artística, concebido como um espaço público aberto e inclusivo.
O Ancien Théâtre des Variétés da década de 1930 foi um dos lugares mais modernos da cidade durante a era dourada da cultura do entretenimento. O arquiteto Victor Bourgeois concebeu-o originalmente como um teatro e depois, nos anos 60, tornou-se um Grand Cinerama e, duas décadas mais tarde, ficou vazio.
Bruxelles Laïque, o novo proprietário do edifício, imaginou um novo uso que acomodasse a ambiciosa agenda social da instituição, com um programa que inclui dois teatros, escritórios, vestiários, uma cafeteria/bar e um espaço aberto para fóruns.
“Junto com Bruxelles Laïque e nossa equipe de especialistas, trabalharemos para agregar um novo capítulo a este edifício histórico ao transformá-lo em um novo Laboratório de Criação Artística"
- Flores & Prats.
O júri observou que "os espaços, volumes e materiais do projeto são de alta qualidade e se beneficiam, entre outras coisas, da grande luminosidade interior". O projeto é fortemente determinado pela instalação de uma clarabóia muito alta que fornece luz zenital no centro da planta no nível do fórum. O trabalho na fachada e seu melhoramento é muito apreciado, assim como a criação de uma rua interna que conecta a Rue de Malines à Rue Saint Pierre".
O ponto de partida para o novo edifício reside no teatro existente: nas suas dimensões únicas, na sua grande altura e espaço aberto com a escala de uma praça interna urbana. Estas características coincidem com as necessárias para a nova ocupação: um espaço público aberto e inclusivo para acolher debates, apresentações artísticas e musicais, e para realizar encontros sociais.
Créditos
Teatro Ancien Variétés - Concurso - Primeiro prêmio do Concurso para a reforma do Ancien Théâtre des Variétés em Bruxelas e sua transformação em um laboratório internacional para a criação artística.
Localização: Rue de Malines 25, 1000, Bruxelas, Bélgica.
Cliente: Bruxelles Laïque
Data do concurso: 2020
Área: 5.000 m2
Programa: Laboratório internacional de criação artística.
Equipe:
Arquitetura: Flores & Prats + Ouest architecture
Estrutura: JZH y socios
Acústica: Daidalos Peutz
Cenografia: Kanju
Técnicas: Boydens
Orçamento e Inspeção: Bureau Bouwtechniek
Sinalização: Ekta
Fotografias (estado e modelos existentes): Adrià Goula
Representação da imagem: Play-Time
- Noticia via Image