Originados por volta de 7500 aC, os tijolos fazem parte da estética tradicional de muitas cidades ao redor do mundo. Ao longo de sua história, no entanto, a indústria de tijolos mudou e modernizou para permanecer relevante em termos de arquitetura. As inovações na fabricação de tijolos continuam a oferecer novas oportunidades de design, combinando o calor e o caráter dos materiais naturais com a eficiência e a estética dos edifícios modernos.
Os tijolos de formato longo, por exemplo, criam uma aparência moderna com suas dimensões únicas - o comprimento de dois tijolos comuns e apenas 38 mm de altura. Esses novos tijolos permitem que uma aparência delicada seja entregue com um material tipicamente pesado, preservando as variações de textura e cor de uma fachada de alvenaria tradicional. A série Ultima, fabricada pela Randers Tegl, produz tijolos lineares de molde umedecido (water-struck) e de aparência artesanal e variada.
O processo de fabricação de tijolos de molde umedecidos foi aperfeiçoado e modernizado por gerações, mas a essência do procedimento permanece a mesma. A mistura de argila, composta e estruturada de acordo com sua localização de origem, é despejada em moldes individuais para endurecer. Uma vez estabelecidos, os tijolos são liberados de seus moldes com água, gerando unidades suaves e refinadas, mas com marcas e imperfeições sutis que agregam grande interesse à visão e ao toque.
Apesar da aparência delicada desses tijolos, eles são igualmente duráveis e fortes. Além disso, por serem materiais 100% naturais e inorgânicos, os tijolos são considerados um material de construção sustentável, o que contribui para o design de interiores saudáveis e confortáveis. Sua capacidade de absorver a umidade permite uma melhor regulação da temperatura da massa térmica.
Os tijolos de formato longo estão disponíveis em várias cores e tons e podem ser aplicados em várias orientações, assim como os tijolos de tamanho tradicional. Abaixo estão exemplos de projetos que usam tijolos longos e finos, criando projetos inovadores de alvenaria.
Villa Peer, Bélgica / UAU Collectiv Architects
RT 156 Ultima
Os tijolos em Villa Peer são usados tanto em aplicações horizontais quanto verticais, contrastando com a orientação de seus diferentes padrões de cores.
Bygdøynesveien, Noruega / Reiulf Ramstad Architects
RT 162 Ultima
A combinação de tijolo branco e argamassa confere ao complexo uma aparência limpa, sem sacrificar seu caráter e apelo estético.
Fredrikstad Office, Noruega / Griff Architects
RT 157 Ultima
As variações de cores nesses tijolos de tons de vermelho e marrom geram padrões e detalhes diferentes em todo o interior e exterior do edifício.
Mosevænget, Dinamarca / Friis & Moltke Architects
RT 150 Ultima
A intensa cor preta dos tijolos combina com o ambiente arborizado, além de criar uma sensação de calor nas paredes do primeiro andar da casa.
Eufemia, Noruega / A-Lab Architects
RT 155 Ultima
Os tijolos cobertos em tons de cinza estão localizados em dois planos, reforçando sua profundidade e aparência linear.