No 200º aniversário do nascimento de Gregor Mendel, CHYBIK + KRISTOF dará vida à histórica estufa da abadia de St. Thomas Agostiniano em Brno. Local onde o famoso cientista e pai da genética moderna conduziu seus experimentos pioneiros, a estufa está localizada nos jardins do mosteiro agostiniano do século XIV. A edificação original foi destruída por uma tempestade na década de 1870 e, em 2022, a equipe pretende devolver o significativo local para antiga de cidade de Brno.
Como a equipe explica, o lugar se encontra no coração da cidade, e a Abadia de St. Thomas abriga os restos da estufa onde Gregor Mendel passou oito temporadas, de 1856 a 1863, cultivando e criando plantas de ervilha em seu esforço para descobrir o mecanismo biológico por meio do qual as características físicas são transmitidas de uma geração para a seguinte. "Construída com o apoio do abade, Cyrill Napp, que procurou estabelecer seu mosteiro como um importante centro de pesquisa científica, a estufa foi erguida como uma extensão do laboratório externo do monge". Os experimentos realizados lá, embora reconhecidos somente após a morte de Mendel em 1884, hoje em dia são amplamente declarados como a pedra fundamental da genética moderna.
Com base na história, no legado científico e nos materiais de arquivo do local, e seguindo a planta original, CHYBIK + KRISTOF criaram um desenho que remete à edificação original. "Integradas na estrutura e aparentes, as fundações preservadas estão na base da reinterpretação dos arquitetos - ecoando a orientação, a forma e o telhado distinto da estufa. Enquanto o volume trapezoidal é idêntico ao original, a estrutura de aço recriada busca inspiração nas três leis de Mendel - e nos desenhos de seu sistema de hereditariedade resultante". Da mesma forma, o telhado inclinado, consistindo de uma superfície externa de vidro, reflete sua lei de segregação e a distribuição de características herdadas.
O arquiteto e fundador Ondřej Chybík explica: “O conceito do novo projeto para a estufa está profundamente enraizado no trabalho de Gregor Mendel. Os nós e ramos que constituem a estrutura de suporte de aço estão em diálogo direto com suas leis, em particular a da segregação hereditária. Com base nessa noção e nos desenhos originais de Mendel, a estrutura resultante e altamente complexa presta homenagem ao seu legado. Exposta pela transparência do teto de vidro, a edificação incorpora e expõe sua inegável contribuição para a ciência moderna".
Com o objetivo de atrair visitantes locais e internacionais, bem como um público profissional essencial para preservar o legado do mosteiro, a estrutura reavivada atua como um espaço versátil que celebra o trabalho de Mendel e as contribuições para a genética moderna. A revitalizada "Mendel Greenhouse" deve ser concluída em 2022, em comemoração ao 200º aniversário do nascimento de Gregor Mendel.