No processo de formação acadêmica, arquitetos iniciantes são educados e incentivados a desenvolverem projetos e trabalhos nos softwares mais “tradicionais”, sejam pelas parcerias que essas empresas fazem com os laboratórios das universidades, pela falta de tempo para aprender um novo programa, ou pelo decorrente da cultura de se manter utilizando softwares mais populares.
Não há como negar que são softwares excelentes e criticá-los não está em questão, mas existe um outro universo alternativo de softwares gratuitos (a maioria open source) que pode solucionar o crescente problema que os arquitetos têm com o custo de licenças e atender as demandas estudantis tão bem quanto qualquer outro. Por esse motivo, elaboramos essa lista!
É importante ter em mente que para economizar milhares de reais com licenças você vai precisar se adaptar. Alguns softwares são muito similares, outros têm formas de pensar diferente que vão te exigir algum estudo, mas acredite, para algumas finalidades, a qualidade de seu trabalho pode até melhorar. Essa transição de softwares é muito mais fluida quando se tratam de profissionais autônomos ou estudantes, visto que são os únicos executores de suas demandas, porém nos casos de pequenas equipes ou escritórios provavelmente se farão necessários treinamentos.
Sistema Operacional
Uma alternativa ao Windows ou Mac OS é o Linux Mint. O Linux já é um sistema operacional conhecido porém pouco utilizado. Além de gratuito, suas distribuições têm se tornado cada vez mais completas, profissionais e produtivas.
CAD
Como alternativa ao AutoCAD, temos o LibreCADe o NanoCAD. O LibreCAD é totalmente gratuito e open source, já o NanoCAD, além dessa versão gratuita, também tem uma versão paga e mais completa.
Modelagem 3D
Para aqueles que buscam alternativas a programas como o SketchUp, 3DS, V-Ray e Lumion, há o Blender,o Unreal Engine 4e o Unity, que oferecem resultados realmente impressionantes. Também são utilizados por grandes estúdios das indústrias de games e cinema, conseguindo chegar em produtos incrivelmente realistas.
Modelagem 3D e BIM
Para o Revit, ArchiCAD, temos como alternativa o FreeCAD, que possui uma forma própria de trabalho e vai entrar na categoria dos softwares que exigirão um pouco de estudo e paciência, mas, notavelmente, é muito poderoso e consegue exportar desenhos, tabelas e informações dos modelos construídos.
Manipulação de imagem
Como opção ao Photoshop, é possível usar o GIMP. Extremamente similar ao famoso programa da Adobe e com todos os recursos que você pode imaginar para edição de imagens. Também possui uma interface totalmente personalizável que facilita o fluxo de trabalho.
Diagramação de publicações
Em alternativa ao InDesign, podemos usar o Scribus. Open source e simples de usar, é o tipo de software que pode facilmente substituir seu similar pago pois possui todas ferramentas e, mesmo que sua interface seja um pouco diferente, é fácil de se adaptar.
Vetores
Como opção alternativa ao Illustrator e ao Corel Draw, temos os InkScape. Muito conhecido entre designers e ilustradores, é um editor de gráficos vetoriais de qualidade profissional para Linux, Windows e Mac OS. É gratuito e de código aberto.
Documentos, planilhas e slides
Uma alternativa interessante ao pacote Office é o LibreOffice. Similar ao pacote de escritório mais popular, não deixa nada a desejar. Possui todos as ferramentas de texto, planilhas, slides e complementares com todos recursos necessários para o trabalho de documentação.
Gerenciamento de projetos
Como opção alternativa ao MS Project, podemos citar o ProjectLibre. Além de todos os recursos de forma gratuita, é capaz de importar e exportar arquivos no formato do concorrente, funcionando em vários sistemas operativos diferentes (Linux, Mac OS e Windows).
Edição de vídeos
Em alternativa aoPremiere, Final Cut ou Sony Vegas, há o LightWorks. Já muito popular e utilizado em larga escala, consegue exportar vídeos em altas resoluções e com qualidade profissional, além possui bastante material na internet para facilitar na curva de aprendizado.