A arquitetura do Chipre tem sido influenciada por diversos vetores geopolíticos ao longo de sua vasta história. Localizado no Mediterrâneo Oriental, o país insular foi moldado física e socialmente pelo chamado conflito cipriota. Datando da idade do bronze e do ferro, sua arquitetura tem sido influenciada pelos gregos, assírios, egípcios, persas e romanos. Hoje, a arquitetura contemporânea cipriota nasce da reinterpretação dos tradicionais métodos de construção e seus materiais.
Aquilo que se conhece hoje como arquitetura moderna e contemporânea cipriota, floresceu ou pouco antes ou depois da ocupação britânica do território insultar mediterrâneo, assim como também é informada pelas recentes disputas territoriais como a reivindicação de parte do território norte pela República Turca do Norte do Chipre – ainda não reconhecida oficialmente pela comunidade internacional. Os britânicos foram os responsáveis pela construção de boa parte da infra-estrutura urbana que existe ainda hoje em toda a ilha e, por sua vez, derma início à construção de muitos projetos residenciais e edifícios públicos em grande escala. Reconhecendo os valores de seu passado e apontando para o futuro, os projetos residenciais que apresentaremos à seguir são uma mostra de como a arquitetura contemporânea tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos no país. Cada uma delas encontra ressonância nas formas do passado e bebe na fonte dos tradicionais sistemas construtivos e materiais típicos deste território insular, forjando uma conexão íntima entra arquitetura e paisagem, assim como entre passado, presente e futuro.
Chalkidos Street Residence por Armon Choros Architects
Para esta casa, o cliente pediu uma residência introvertida, com um pátio interno onde a água pudesse se tornar não apenas o elemento central do espaço, mas o coração da própria casa. Tirando proveito desta abordagem, a equipe de projeto concebeu um edifício que procura abraçar o sol do sudeste, abrindo-se para a brisa constante vinda do oeste, criando espaços que priorizam a abertura e a luz natural. Ao mesmo tempo, a casa foi concebida para acolher a coleção de arte do cliente.
Residência George Michael por Vardastudio Architects & Designers
A casa está localizada em meio à uma plantação de banana próximo a Paphos, Chipre. A equipe de projeto identificou a oportunidade de libertar os espaços de estar além dos interiores da casa e espalhá-los por entre os pés de bananeira. Uma série de paredes externas definem os espaços externos.
Casa em Kaimakli por Yiorgos Hadjichristou Architects
A restauração da extensa casa tradicional Kaimakli é baseada em estratégias principais de abordagens bioclimáticas e, especialmente, as condições que foram desenvolvidas pela tradição: todos os espaços disfrutam de orientação sul com várias formas de sombreamento (incluindo painéis vegetais móveis) e garantem uma ventilação cruzada. A vegetação é o foco das brisas, que afirmam a criação de um microclima e um microcosmos da residência.
Loukas Residence por Vardastudio Architects & Designers
Esta residência é um edifício de concreto de formas sinuosas e uma entrada retangular que se projeta para em direção ao jardim. Suas longas janelas estreitas, ditadas pela modulação da estrutura, voltam-se para o pátio interior enquanto o piso de madeira da casa esparrama-se para o lado de fora em direção a piscina semicircular. O projeto da casa nasce dos estudos de fluxo que se pretendem fluidos e naturais ao longo dos espaços, com um layout amplo e uma estrutura aparentemente simples. Internamente, a casa se volta para dentro, confluindo para o espaço exterior ao redor da piscina em forma de lua.
Uma casa com quatro jardins por draftworks architects
O conceito de jardim fechado ou "secreto", como parte do espaço doméstico, pode ser encontrado na arquitetura vernacular de Chipre, e especialmente em Nicósia, onde está localizada a casa. O jardim tradicionalmente funcionava como uma incubadora de matéria natural e alimentava a parte "informal" da vida doméstica.
Residência Prodromos e Desi por Vardastudio Architects & Designers
O projeto está localizado em um terreno em meio a uma colina, que apesar do grande desafio topográfico, oferece uma vista panorâmica para o mar. O conceito fundamental é a configuração vertical dos espaços, aproveitando a morfologia do local de acesso, a privacidade e vistas. O acesso dos veículos e, consequentemente, o estacionamento estão no nível da rua, já que a residência se desenvolve nos três níveis abaixo e quanto mais se adentra à obra, mais privacidade se obtêm.
A casa jardim por Christos Pavlou Architecture
A Casa Jardim foi concebida para enfatizar a potencialidade de um jardim urbano, algo que pode funcionar de maneira positiva como um elemento unificador que pode promover a continuidade urbana de uma maneira positiva. Em contraste com outras muitas casas urbanas construídas para se isolar do resto do bairro, erguendo cercas e várias barreiras, esta proposta visava formar uma continuação física da área verde pública que existe no lado mais longo do terreno.
Pavilhão na Residência do Arquiteto por Kythreotis Architects
Concluído em 2013, o pavilhão situa-se em um terreno de 2000 m² ao longo do rio Pedieos, no distrito de Ayios Andreas na cidade de Nicosia, Chipre, e é projetado para coexistir com uma residência de 1940 que foi reformada. O terreno em forma de T desfruta de uma longa exposição de 80 metros ao rio, no leste, ao longo do qual, o jardim desce suavemente de encontro à margem do rio e se funde com o seu habitat natural.