O UNStudio acaba de concluir as obras de reforma da sede da Hanwha em Seul, enquanto a edificação permaneceu totalmente ocupada. As operações de reforma criaram um estabelecimento moderno que atende aos requisitos atuais de sustentabilidade.
Hanwha, líder mundial no mercado de painéis solares, decidiu por considerações ambientais remodelar seu prédio existente, localizado no Cheonggyecheon em Seul, em vez de demolir a estrutura e construir um novo edifício. Projetado pelo UNStudio em colaboração com Arup (consultor de sustentabilidade e fachada), Loos van Vliet (paisagista) e agLicht (consultoria de iluminação), o projeto resultou na criação de “clima interno saudável, um programa extremamente flexível e uma fachada completamente nova geradora de energia com painéis solares integrados”.
A sede de 57.696 m2 permaneceu completamente funcional em todas as operações de reforma da fachada, do interior dos espaços comuns, dos saguões, dos espaços de reunião, das áreas de auditório e do executivo, além do paisagismo. De fato, “por meio de um método eficiente de construção, UNStudio e Hanwha também foram capazes de garantir que os funcionários pudessem continuar trabalhando no edifício durante a reforma”. Três andares foram reformados por vez, tanto no interior quanto na sua fachada.
Expressando a identidade e as ambições do Grupo Hanwha, o desenho do edifício foi "guiado pelo entorno, influenciado pela natureza e impulsionado pelo meio-ambiente", criando um conceito de fachada sensível que melhora o espaço interno e reage ao programa e à localização. Na verdade, “variando a localização dos painéis da fachada, são criadas várias aberturas relacionadas ao programa”. Além disso, a fachada norte se abre para permitir a luz do dia, enquanto a fachada sul é mais opaca, devido ao impacto do sol na carga de calor do edifício.
Por meio de um gesto redutivo e integrado, o desenho da fachada da Hanwha HQ implementa sistemas totalmente inclusivos, que impactam significativamente o clima interior do edifício, melhoram o conforto do usuário e garantem altos níveis de sustentabilidade e acessibilidade. Por meio de estratégias de design totalmente integradas, as fachadas de hoje podem fornecer envoltórios responsivos e performativos que reagem contextualmente e conceitualmente ao ambiente local, enquanto determinam simultaneamente as condições interiores. - Ben van Berkel
- Equipe do UNStudio: Ben van Berkel, Astrid Piber com Ger Gijzen, Marc Salemink, Sontaya Bluangtook e Martin Zangerl, Hyoseon Park, Gabriele Decandia, Andrea Wong, Daniele de Benedictis, Luke Tan, Jooyoun Yoon, Nina Soltani, Albert Gnodde, Shuang Zhang, Alberto Yi-Ju Tseng Philip Knauf Martinez
- Consultoria local e arquiteto executivo: Gansam Partners
- Consultoria paisagística: Loos van Vliet, Haarlem
- Consultoria de fachadas e sustentabilidade: ARUP Hong Kong
- Consultoria de iluminação interior e fachada: AG Licht, Colônia