Existem elementos estranhos de conexão que fazem parte desse fenômeno de distanciamento social: não apenas o mundo inteiro o está exoperienciando simultaneamente, mas também parecemos compartilhar um momento global de conscientização de que algo único está ocorrendo – algo que exige ser documentado e entendido.
Movidos por esse impulso e sob a orientação da fotógrafa e professora Erieta Attali, 16 estudantes da Cooper Union exploraram, através da fotografia, sua vida cotidiana agora governada pelo isolamento e pelo distanciamento social. Os registros mostram realidades distintas, específicas de onde os alunos estão passando o período de quarentena.
A premissa deste exercício era simples e, de algum modo, também complexa: a fotografia não é apenas uma técnica ou um método de documentação; é antes de tudo uma maneira de ler visualmente nosso ambiente, examinar nosso relacionamento com a terra, a vida pública, a arquitetura e sua interação. A fotografia é uma maneira de ver, mas também uma escolha do que ver e como ver.
Hoje, quando nossas cidades se revelam para nós de modos anteriormente impensáveis, as fotografias se tornam reflexos visuais de uma experiência e vida humanas que de repente se afirmam através da ausência – espaços públicos que parecem imensos e pouco familiares em seu vazio – enquanto nossas casas e nossa intimidade são permanentemente desafiadas – virtual ou fisicamente – pelo "novo normal".
Portanto, o ponto de vista subjetivo dos habitantes da cidade é forçado a se adaptar a uma nova realidade. Nossa relação com a vida visível e invisível da cidade se desenrola atrás de um muro, quase como num palco de teatro. Estamos olhando para a cidade à distância, através de uma janela – agora, nossa única janela. Essa visão revela uma nova paisagem no contexto de uma realidade pandêmica e sua contínua ameaça invisível.
Tomás Mor (Buenos Aires, Argentina)
Raymond Tan (Nova Iorque, EUA)
Carmen Maldonado (Maryland, EUA)
Andrew Song (Toronto, Canadá)
Nadja Martinovic (Nova Iorque, EUA)
Earl Kwofie (Califórnia, EUA)
San Simeon Koizumi (Nova Iorque, EUA)
Frederick Rapp (Miami, EUA)
Tianyang Sun (Califórnia, EUA)
Alice Meng (Nova Iorque, EUA)
Michael Sluchevsky (Nova Iorque, EUA)
Sarah Saad (Nova Iorque, EUA)
Kyungmin Park (Nova Iorque, EUA e Seul, Coreia do Sul)
Andrew Lam (Nova Iorque, EUA)
Sean Lee (Nova Iorque, EUA)
Sandra Miao (Dalia, China)
Sebrina Leventis (Nova Iorque, EUA)
Fotografia de arquitetura: Between Time & Space
Data dos ensaios: 30 de março - 4 de maio de 2020
Professora: Erieta Attali
Assistente: Carmen Maldonado