Rebelarchitette criou uma nova ferramenta que visa diminuir as desigualdades no mundo arquitetônico, um mapa público interativo mostrando 732 mulheres arquitetas de todo o mundo.
Lançado 2 anos após o seu e-book Architette=Women Architects, as ativistas da RebelArchitette dobram sua seleção de estúdios femininos em uma plataforma aberta, colaborativa e constantemente atualizada.
WAW Map "oferece uma resposta à necessidade urgente de diversidade no campo da arquitetura, uma nova ferramenta que amplia o projeto do livro lançado em 2018". Indo além da campanha #timefor50 #timeforequality, defendendo a participação igualitária de homens e mulheres na face pública da arquitetura, a nova plataforma incentiva a colaboração versus competição, e a riqueza na diversidade.
O projeto autofinanciado, independente, desenvolvido pelo jovem coletivo RebelArquitette, se beneficia hoje da contribuição de mais de 40 assessores internacionais pertencentes ao mundo da arquitetura, assim como universidades, pesquisas, curadorias. Criada em Bergamo, Itália, esta nova base de dados de profissionais excepcionais e contemporâneas de todo o mundo visa "encorajar organizações, universidades, instituições e meios de comunicação a contrariar o cenário arquitetônico prevalecente, tóxico, de gênero único, com um panorama mais rico e inclusivo". Além disso, a iniciativa destaca as práticas emergentes das áreas menos expostas do mundo. Um ato deliberadamente plural para uma sociedade arquitetônica inclusiva, um novo diretório que depende de todos para fazer o projeto crescer.
Queremos facilitar uma narrativa totalmente nova da arquitetura. Durante nossos dois anos de experiência em pesquisa fomos expostas a arquitetas surpreendentes, que estão deixando mensagens poderosas e urgentes na indústria da construção e design: novas abordagens, prioridades, oportunidades, idiomas, materiais em uma profissão tão crítica e mutável. [...] Na Itália, os dados sobre igualdade são desencorajadores. Aqui, um campo arquitetônico superlotado torna obrigatória uma atitude dura e competitiva. Os clubes masculinos ainda estão ganhando o jogo na face pública da arquitetura.
- Arquiteta e curadora Francesca Perani.
Os primeiros sete perfis completos apresentam arquitetas excepcionais, que têm apoiado abertamente o trabalho da equipe desde o início, como Louise Braverman, Gisue Hariri & Mojan Hariri (Hariri & Hariri Architecture), Anna Heringer, Caroline James, Doriana Mandrelli Fuksas (Studio Fuksas), e Toshiko Mori.
Precisamos dar um futuro melhor para as novas gerações de estudantes e desencorajar as literatura e conferências dominadas por homens, resultando em um modelo de referência de gênero único. Estamos nos empenhando para ter um impacto social e cultural por meio de uma abordagem poderosa e colaborativa que já estamos experimentando juntamente com associações internacionais incríveis.
- Elena Fabrizi Co-curadora do projeto.
Equipe
- Francesca Perani / Fundadora e Curadora
- Elena Fabrizi / Curadora
- Caterina Pilar Palumbo / Editora / Diretora de Social Mídias
- Anna Serafini / Curadora / Universidades
- Domenica Bona / Curadora
- Cinzia Bigoni/ Timefor50 Repórter / Profissional Stamp Architetta
- Marzia Bergo / Editora / Instalações Públicas
- Jimena Ranero / Editora América Latina
- Tatiana Vinciguerra / Editora
- Laura Belotti / Editora
- Roberta Pastore / Editora
- Anita De Caprio / Editora
- Elisa Rizzato / Editora
- Valentina Mariani / Editora
- Giovanna Bosis / Traduções / Revisão