No Teatro do Sesc Pompéia, Lina Bo Bardi projeta um palco central com duas plateias, descortina a estrutura e todas as funções do programa e abre mão de mobiliários tradicionais para os assentos. Sua ideia era que as poltronas não tivessem um estofado, que fossem próximas entre si e que estimulassem uma mais postura altiva, atenta e consciente do público, que segundo ela, honrava a antiga arte do teatro.
Da mesma forma que temos ciência de que as características dos espaços alteram nosso humor, sentimentos, concentração e aprendizado, quando considera-se a experiência integral do usuário o design dos mobiliários deve ser levado em conta com seriedade. E quando falamos de escolas e ambientes de aprendizado, muitas vezes a mesma atenção dada à área pedagógica não é conferida aos espaços e à estrutura física.
Para crianças, cujas proporções do corpo em cada idade são muito distintas dos adultos, esse debate é ainda mais importante. Além de proporcionar o conforto adequado, o mobiliário deve ser flexível a ponto de se adequar às exigências pedagógicas, às atividades propostas e às possibilidades de interação. O tradicional layout de um professor escrevendo no quadro com carteiras enfileiradas vem sendo alterado para ambientes com interações mais transversais, espaços mais fluidos e que possam permitir o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e criatividade das crianças - habilidades cada vez mais indispensáveis para os novos tempos em que a automação e inteligência artificial podem dar conta de funções repetitivas e padronizadas. É imprescindível que as dimensões e desenhos dos móveis escolares sejam adequadas ao tipo de trabalho executado pelo aluno, permitindo uma flexibilidade para as mais diversas atividades.
Com um portfólio vasto de projetos educacionais, o escritório brasileiro Studio dLux observou a necessidade de desenvolver mobiliários para seus projetos, com o intuito de abranger uma apreensão integral dos seus espaços de aprendizado. Este catálogo de mobiliários - que inclui peças desenvolvidas para crianças e mesmo para outros programas - é disponibilizado para download, e podem ser reproduzidos livremente e adaptados, desde que para uso pessoal e não comercial, através da licença Creative Commons. Cortadas de chapas de compensado, MDF ou OSB em máquinas CNC, essas peças de mobiliários foram desenhados digitalmente, e disponibilizados através do design aberto.
Segundo Denis Fuzii, um dos criadores do projeto, “o intuito do design aberto é democratizar e descentralizar a produção e consumo, com produtores locais, dando a oportunidade de entusiastas e pessoas com menos condições de fazerem os móveis de maneira mais acessível para seu próprio uso. É criar uma rede de produtores que se ajuda e fomenta a produção local, para que a economia local se destaque.” Uma pessoa em qualquer lugar do mundo pode fazer o download do projeto para colocar um desses móveis dentro do seu ambiente. Para atender escolas com menos condições, os arquivos podem ser disponibilizados e cortados localmente, desde que comprovado o lugar onde serão usados e o material que serão feitos, sem cobrança da plataforma ou do designer, e podem ser solicitados através dos emails hello@studiodlux.com.br ou contato@monodesign.com.br. Em termos de custos, os valores são competitivos em relação a outras soluções de mercado e contem com materiais mais adequados para educação, além da possibilidade de personalização para a idade e uso em questão. Um exemplo interessante é a Cadeira Bico, disponível para ser baixada neste link com todas as informações para corte e montagem.
Além da disponibilização dos projetos, nestes tempos de isolamento social, os arquitetos lançaram o kit “montando minha escola”, que promove uma atividade de “recorte, cole e pinte”, para que as crianças possam recordar e reinventar suas escolas. Tal qual um espaço sagrado, como eram os teatros para Lina Bo Bardi, é nas escolas que as crianças aprendem, além das disciplinas tradicionais, a conviver em sociedade e entender as diferenças. É papel do arquiteto promover espaços que possam propiciar isso.