Os sistemas de construção leve são basicamente constituídos por uma estrutura base de perfis de aço galvanizado, que pode ser coberta com painéis de gesso ou cimento. Dependendo de suas características particulares, cada painel permite que o sistema adicione maior resistência à umidade e ao fogo, além de diferentes níveis de isolamento térmico e acústico. Por que eles são eficazes quando aplicados em fachadas? Que possibilidades eles oferecem de acordo com sua composição?
Tipos de revestimentos
Para começar, é importante identificar o tipo de solução que usaremos para revestir nossa fachada. Há 2 tipos de soluções leves:
Uma estrutura que permite confinar uma construção e protegê-la externamente através de uma estrutura anexada à borda externa da estrutura primária, mantendo um mesmo plano em toda a parte superior da construção.
Ou é possível revestir uma construção e protegê-la do lado de fora através de uma estrutura metálica instalada entre níveis, usando uma única estrutura para instalar o revestimento interno e externo.
3 tipos de painéis para fachadas exteriores
As estruturas base, apresentadas anteriormente, podem ser cobertas com diferentes tipos de revestimentos, e todas elas podem ser aplicadas nos sistemas EIFS (Exterior Insulation Finish System):
Painel de Gesso para Revestimentos Exteriores
Este painel é constituído por um núcleo de gesso à prova de fogo, tratado especialmente para repelir a água (resistente à umidade) e coberto em ambos os lados com papel 100% reciclado. Projetado para ser fixado diretamente por meio de parafusos, pregos ou grampos galvanizados, é um produto de baixo custo e fácil instalação, que oferece alta resistência ao fogo, protegendo a estrutura metálica mesmo quando os elementos externos - localizados no painel - são combustíveis. Pode ser cortado com precisão sem a necessidade de ferramentas sofisticadas.
Painel de Gesso com Revestimento de Fibra de Vidro
Glass Rey
Este painel é constituído por um núcleo à prova de fogo, coberto em ambos os lados por fibra de vidro resistente a fungos. Sua composição especial permite evitar sua degradação, delaminação e deterioração quando exposto aos elementos em condições climáticas normais, como raios UV, chuva, vento, gelo e neve. Além disso, oferece uma alta estabilidade dimensional que garante sua resistência à deformação, flambagem e deflexão em uma superfície plana e uniforme. Possui alta resistência à flexão em ambas as direções e pode ser instalado na vertical e na horizontal. Também pode ser aplicado nos sistemas DEFS (Direct-applied Exterior Finishing System).
Painel de Cimento
PermaBase
Este painel consiste em um núcleo de cimento Portland, entre duas camadas de malha de fibra de vidro. Cada painel é extremamente durável e, devido à sua borda chanfrada, sendo resistente a lascas, desintegração e deformação, desde o manuseio do armazém até o uso no local. Sua alta resistência à umidade permite evitar sua decomposição, desintegração ou inchaço quando entra em contato com a água, enquanto sua borda com revestimento duplo (Edgetech) permite que pregos ou parafusos sejam aplicados nas bordas e mais próximos, evitando que painel desmoronar ou expandir.
Confira um guia de instalação da placa de cimento PermaBase, aqui.
Ao escolher e especificar cada um dos painéis apresentados, é importante determinar previamente todos os critérios que afetarão o cálculo da fachada, como as características físicas da construção (distância entre suportes, altura da construção, regularidade do projeto arquitetônico, relação comprimento-largura do edifício) e as características da região onde o projeto está localizado (velocidade do vento, altura em relação ao nível do mar, temperatura média anual, pressão barométrica, topografia da região, características do ambiente).
Também é importante ter em mente que essas soluções para fachadas leves funcionam como sistemas integrais, onde todos os produtos e materiais funcionando apoiando-se entre si, desde a estrutura da base até o revestimento mais visível. Convidamos você a revisar alguns projetos que efetivamente utilizaram esses sistemas, tanto em fachadas quanto em elementos e espaços interiores.