Ao passo que nem todos os plásticos são reciclados, mesmo aqueles que exibem o sinal de reciclagem, o problema global causado por estes resíduos continua muito longe de ser resolvido. A reciclagem, geralmente determinada por fatores como demanda, legislação e economia, consome cerca de 20% da produção anual de plásticos, deixando uma grande quantidade não resolvida, destinada a durar para sempre em nosso ambiente. Além disso, ao competir com materiais recém-produzidos, os plásticos reciclados precisam atender aos padrões de qualidade e valor, bem como ser submetidos a uma transformação sustentável, eficiente e economicamente viável.
A ROGP ou Rejects of Glass & Plastics Technology é uma abordagem inovadora que redireciona tipos de plástico rotulados como materiais não recicláveis devido à sua complexidade técnica ou problemas relacionados à economia.
Ao oferecer uma solução que atende aos requisitos técnicos, ambientais e econômicos para o uso sustentável de todos os mais de 80 tipos de resíduos de plástico, incluindo os misturados, a tecnologia ROGP recicla plásticos (todos os 7 principais tipo) e vidro (todas as categorias de vidro) em um “material novo, durável e competitivo, com inúmeras aplicações”, especialmente na indústria da construção.
Os desafios globais atuais no campo das tecnologias de reciclagem incluem a impossibilidade de processar plásticos misturados devido à sua composição química, a necessidade de segregar os materiais e estabelecer diferentes linhas de reciclagem, o alto consumo de energia e o custo elevado. Além disso, para o vidro, considerado um material infinitamente reciclável, as baixas taxas de reciclagem se devem as dificuldades de classificação, obstáculos de transporte e processos caros. Desta forma, a ROGP, operada pela Development Inc., se apresenta como uma tecnologia única que pode, ao mesmo tempo, reciclar todos os mais de 80 tipos de plásticos, todas as categorias de vidro, e gerar um composto a partir dos rejeitos destes materiais.
O processo é baseado na transformação de passivos ambientais em recursos abundantes, com uma vantagem de custo significativa sobre os materiais alternativos. O sistema não requer a lavagem dos plásticos e vidros; além de trabalhar com todos os tipos de plásticos, incluindo os resíduos misturados e todas as categorias de vidro, incluindo cores misturadas e peças com impurezas.
Este método de reciclagem eficiente e de baixo custo tem a capacidade de produzir uma infinidade de produtos finais, desde peças para a construção civil, infraestrutura, tubulações até mobiliário urbano. Os resultados finais são extremamente diversos, especialmente porque podem ser moldados em uma variedade de formas e cores. As especificações podem ser definidas dependendo da aplicação pretendida, desde peças de revestimento cerâmico, lombadas de trânsito, tubulações de água, lixeiras, revestimentos de fachada etc. Durável, flexível, resistente e com um custo de produção relativamente baixo, essa tecnologia também pode ser vista, em muitos casos, como substituta para os recursos naturais.
Mais recursos importantes da tecnologia incluem:
Impacto ambiental positivo
- Infinitamente reciclável
- Processo energeticamente eficiente
- Perda negligenciável de micropartículas
- Poluição atmosférica mínima e emissão de CO2
Baixo custo de produção
- 40% mais barato que painéis de madeira
- 50% mais barato que a resina
- 70% mais barato que o granito
Propriedades mecânicas
- Resistência à flexão: 13,9 Mpa, ref (ASTM D 790M-93)
- Resistência à compressão: 11,67 Mpa, ref (ASTM D 695M-91)
- Resistência Abrasiva: perda de 0,21 mm após 1000 rotações, equipamento utilizado (Tinius Olsen WearometerC.D.R)
- Capacidade de absorção: 0,05% por peso, ref (ASTM D 792-9L)
- Densidade: 1,022 g / cm³, expressa em peso unitário seco, ref STMASTM D-570-95) (A
- Teste de secagem a seco: perda de 0,0176%, ref (ASTM D5313)
- Teste de solidez de sulfato de sódio / sulfato de magnésio: perda zero, ref (ASTM D5240)