Tulum é uma região localizada no sudeste do México, dentro dos limites geográficos do estado de Quintana Roo, na costa do mar do Caribe, conformando parte da Riviera Maia. Historicamente, a região já foi uma cidade murada, de onde vem seu nome, que em Maia significa muralha.
Para além de suas paisagens impressionantes e rica flora e fauna, a região da Riviera Maia se destaca por sua história e grande influência na cultura da civilização ocidental. Tulum, assim como as outras regiões que conformam a Riviera Maia, tem um forte potencial para atividades turísticas, atraindo tanto o público nacional, quanto internacional. Considerado um dos lugares mais turísticos do México nos últimos dez anos, Tulum é uma cidade jovem, e portanto, tem experimentado um crescimento exponencial que responde a essa demanda do mercado turístico, apresentando um crescimento de hotéis, comércios, restaurantes, e até espaços de eventos onde acontecem festivais de música e arte.
Por um lado, esse crescimento e apelo turístico trazem um resultado positivo devido ao estímulo da economia da região. Porém, existem diversas preocupações que giram entorno do meio ambiente e da destruição das paisagens naturais, prática comum por conta da ausência de regulamentações por parte das autoridades. Sabemos que a arquitetura, somente, não tem como resolver problemas sociais e precisa se apoiar em outros campos para entender como impactar positivamente na região. Um exemplo, dada a necessidade de se construir um novo edifício, é selecionar os melhores materiais, considerando uma baixa pegada de carbono.
É importante se ater não somente às construções das grandes cidades como a Cidade do México, mas também a esses novos territórios que estão começando a crescer, para que seja viável criar planos de preservação do território. Apresentamos aqui, portanto, uma série de exemplos de arquiteturas contemporâneas em Tulum, Quintana Roo, México.