Com a recente conclusão de diversas novas estações e túneis, a expansão do metrô de Atenas e o desenvolvimento do sistema de metrô de Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, estão prestes a serem concluídos. A construção de uma conexão direta entre o aeroporto de Atenas e o porto de Pireu, bem como o desenvolvimento da primeira linha de metrô de Tessalônica estão em andamento, e as imagens do fotógrafo Pygmalion Karatzas mostram as obras dessas grandes infraestruturas.
Intitulada Unearthed, a série documenta o desenvolvimento dos dois projetos de infraestrutura, registrando diferentes estágios da construção. O ensaio fotográfico apresenta os túneis e o futuro centro de operação de Tessalônica em obras, bem como a remodelação de três praças localizadas nas adjacências de estações do metrô de Atenas.
Os dois grandes empreendimentos são executados pela estatal Attiko Metro, dentro da estratégia de expansão da infraestrutura subterrânea, que visa melhorar significativamente o transporte público. O desenvolvimento enfrentou alguns desafios, pois as obras revelaram artefatos antigos, tanto em Atenas quanto em Tessalônica, que foram cuidadosamente removidos e ficarão expostos nas próprias estações.
Com três estações inauguradas em julho deste ano (Agia Barbara, Korydallos e Nikaia) e mais três em construção, a expansão da Linha 3 do Metrô de Atenas deve ser concluída até o meados de 2022. Por sua vez, a primeira infraestrutura de transporte subterrâneo de Tessalônica deverá abrir ao público em 2023.