O BIG firmou parceria com a ICON, desenvolvedora de tecnologias de construção avançadas, e com a SEArch + (Arquitetura de Exploração Espacial) para criar a casa da humanidade em outro mundo. Trabalhando com a NASA, a colaboração visa desenvolver um “sistema de construção baseado no espaço que possa apoiar a exploração futura da Lua”.
Em parceria com a ICON, desenvolvedora de tecnologias de construção avançadas, incluindo robótica, software e materiais de construção, e SEArch +, uma startup que desenvolve conceitos de design de suporte para exploração espacial, BIG-Bjarke Ingels Group será responsável por projetar o Projeto Olympus. Sendo a Lua o primeiro local fora da Terra para exploração sustentável de superfície, por meio do programa Artemis, o empreendimento, financiado pela NASA, visa gerar o primeiro sistema de construção que apoiará a futura exploração deste satélite.
Na verdade, o Projeto Olympus é “um habitat lunar sustentável que será a primeira incursão humana na construção extraterrestre com estruturas robustas que fornecem melhor proteção térmica, contra radiação e micrometeoritos do que o metal ou elementos infláveis”. A fim de tornar a humanidade uma civilização espacial, o projeto explora todos os componentes necessários, de áreas de aterrissagem a moradias.
Para explicar o poder da arquitetura, "dar forma" é a palavra dinamarquesa para desenhar, que significa literalmente dar forma àquilo que ainda não recebeu forma. Isso se torna fundamentalmente claro quando nos aventuramos além da Terra e começamos a imaginar como vamos construir e viver em mundos inteiramente novos. Com a ICON, somos pioneiros em novas fronteiras - tanto material, tecnológica e ambientalmente. As respostas aos nossos desafios na Terra podem muito bem ser encontradas na lua. - Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.
O segundo projeto do BIG no espaço sideral após Mars Science City, Projeto Olympus, como o seu precursor, abordará 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, relacionados ao ambiente construído. Por outro lado, com base na tecnologia demonstrada durante o 3D Printed Habitat Challenge da NASA em 2018, em parceria com o Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, a ICON irá “ajudar a projetar, desenvolver e demonstrar protótipos para um futuro sistema de construção em grande escala que poderá imprimir infraestruturas na Lua”. Reconhecida em uma escala global por projetos inovadores para a exploração espacial sempre "centrados no ser humano", a SEArch + tem mais de uma década de associação com a Divisão de Habitabilidade Humana do Johnson Space Center da NASA, o Langley Research Center, o Ames Research Center e as principais empresas aeroespaciais.
Com base em nossa experiência com a Mars Science City do BIG, estamos trabalhando para desenvolver a primeira estrutura permanente na Lua resistente ao seu ambiente hostil, onde o custo de transporte de carga útil requer eficiência rigorosa. Exploramos várias formas de construção ideais para conter a pressão atmosférica e otimizadas para proteção contra radiação cósmica e solar. O habitat será projetado com a redundância inerente necessária para edificações extraterrestres, ao mesmo tempo em que usará uma construção robótica inovadora com recursos unicamente in-situ com zero desperdício. Com as tecnologias e parâmetros de eficiência desenvolvidos para a construção de edificações extraterrestres, o Projeto Olympus também nos ajudará a construir de forma sustentável no planeta Terra enquanto nos esforçamos para reduzir a emissão de carbono no ambiente construído. - Martin Voelkle, parceiro, BIG.
PROJETO OLYMPUS
- Tipo: Comissionado
- Tamanho: 195.5m2
- Localização: Lua
- Cliente: ICON
- Colaboradores: NASA, SEArch+
BIG - BJARKE INGELS GROUP
- Arquitetos Responsáveis: Bjarke Ingels, Martin Voelkle
- Diretor de Projeto: Julian Ocampo
- Equipe: Siqi Zhang, Rasam Aminzadeh, Jenna Dezinski, Fabian Lorenz, Guillaume Evain, Jakob Lange