Historicamente, o bambu tem sido utilizado como matéria-prima em construções tradicionais de baixa renda, servindo como substituto de outras madeiras para materializar estruturas, armários e até móveis. Hoje, devido às suas inúmeras vantagens associadas à durabilidade, resistência, versatilidade e baixo impacto ambiental, conseguiu ganhar o nome de “aço vegetal” e obter um lugar privilegiado na indústria da construção. A atual busca por novos materiais para o desenvolvimento sustentável tem gerado novas fusões construtivas que colocam materiais e técnicas contemporâneas em jogo com elementos tradicionais, amalgamando e valorizando as qualidades dos materiais em cada região.
- Artigo relacionado:
Soluciones tradicionales en proyectos contemporáneos: Protección solar y ventilación mediante cerramientos enrollables de madera
Apresentamos a seguir uma série de projetos que incorporam fechamentos móveis de grande simplicidade materializados em bambu:
Casa em Mas Nou / 05 AM Arquitectura
- Localização: Campdorá, Espanha
- Ano: 2018
“Os espaços interiores do pavimento principal são definidos por quatro vãos recuados definidos por paredes perpendiculares à encosta, com os seus cantos abertos para as melhores vistas. Com estruturas leves de bambu é possível gerar espaços bem definidos e claros tanto espacial como funcionalmente."
Casa Tino / Emac Arquitectura
- Localização: Sagunto, Espanha
- Ano: 2018
“A aproximação à casa se dá frontal e horizontalmente, através de um vazio em que os espaços de sol e sombra se alternam quase infinitamente. A disposição programática permite amplas vistas nos dois eixos da casa e ventilação cruzada."
Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez
- Localização: Puerto Tejada, Colômbia
- Ano: 2013
“O projeto é um exemplo de construção de baixa tecnologia, ambientalmente responsável e duradouro. As estratégias consistem na captação de água, aproveitamento de luz e ventilação natural, orientação das salas de aula em relação ao sol e ao vento, uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação de técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais.”
Arqueologia do território Pachacámac: sala para arqueólogos e crianças / ETH Zurich + PUCP
- Localização: Pachacámac, Peru
- Ano: 2018
“As portas são giratórias e feitas de esquadrias de madeira com elementos de bambu, colocadas horizontalmente e tecidas em torno de peças verticais. As portas são apoiadas em blocos de madeira e podem ser trancadas por fora para manter o interior seguro."
Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual
- Localização: Mérida, México
- Ano: 2018
“A volumetria é definida a partir de um levantamento das árvores existentes, bem como dos sistemas passivos (aberturas zenitais para evacuação de ar quente, orientação baseada na luz solar, ventilação cruzada, pés-direitos altos, etc.).”
- Localização: Bessancourt, França
- Ano: 2009
“A segunda pele do projeto da casa é gerada por estruturas de bambu que circundam a edificação com painéis de madeira maciça. O revestimento, que vai se tornando acinzentado com o tempo, é inspirado nos tradicionais celeiros da região de Ile -de-France, onde a casa está localizada."
Casa Bb / H&P Architects
- Localização: Hanoi, Vietnã
- Ano: 2013
"A partir de um módulo de bambu de 8-10cm de diâmetro, 4-5cm e 3,3 ou 6,6 metros de comprimento, cada casa é montada apenas com parafusos. O espaço multifuncional pode funcionar como uma casa, escola, centro médico ou centro comunitário e pode ser expandido se necessário."
Restaurante e Bazar Chaimiduo / Zhaoyang Architects
- Localização: Dali, China
- Ano: 2015
“O pavilhão é envolto em bambu para enfatizar seu volume e para filtrar a luz do sol. A fachada de bambu é operável em direção ao pátio, permitindo uma maior interação durante as horas comerciais. Também adicionamos à fachada um sistema de portas de correr de bambu, para ajustar sua abertura."
Hotel Heduli Paddy / C&C DESIGN
- Localização: Cantón, China
- Ano: 2016
“O projeto preconiza a relação harmoniosa entre o homem e a terra, o respeito à civilização ecológica, não criando uma nova cidade, criando morada poética sob a civilização moderna, evitando negócios excessivos e impetuosos e a baixa homogeneização do desenvolvimento."
Casa Bambu / Wallflower Architecture + Design
- Localização: Singapura
- Ano: 2019
"Respondendo à forma e função do terreno, a tela de bambu foi concebida como um 'véu', envolvendo a residência em um plano contínuo. Como elemento unificador, a tela de bambu flui ao longo dos cantos arredondados da fachada, criando uma camada orgânica embutida entre os grandes beirais brancos."
Traduzido por Camilla Sbeghen.