O júri do Prêmio Oscar Niemeyer apresentou os 20 finalistas de sua terceira edição. Três brasileiros integram a lista: a Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41, a Capela Ingá-Mirim, do escritório messina | rivas, e o Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, projetado pelo SPBR Arquitetos.
Handel Guayasamin, Arquiteto Diretor Executivo da REDBAAL e do Prêmio ON-03, comenta:
A Terceira Edição do Prêmio ON-03 nos leva a uma viagem extraordinária pela produção arquitetônica latino-americana que dia a dia floresce de suas raízes indígenas e cresce em sua vigorosa miscigenação africana, europeia, asiática e global.
Uma arquitetura que soube condensar o popular e a academia, a tradição e a cultura, sempre agindo em crise e muitas vezes com falta de recursos, inventando respostas espaciais e urbanas às encomendas e motivações públicas ou privadas. Arquitetura resolvida a partir da solidão do autor, da equipe multidisciplinar do escritório ou de grupos de jovens arquitetos e estudantes comprometidos com a sociedade e o ofício.
Na Terceira Edição do Prêmio ON 2020, foram apresentados 101 projetos anteriormente premiados nas bienais de seus respectivos países. Depois de um árduo e complexo trabalho, nosso Comitê Internacional de Júris definiu os 20 projetos selecionados que hoje são expostos, entre os quais estão os vencedores desta edição.
Se pararmos para analisar esta seleção, encontramos obras que pertencem a 7 países, o que nos falam sobre o surgimento da boa arquitetura em novos territórios (Equador, Peru, por exemplo). Também encontramos projetos de escritórios de arquitetura de prestígio (Kalach, Mazzanti, Bucci, Barclay & Crousse, por exemplo), bem como novos estúdios e particulares (MAPAA, Estudio 41, Messina-Rivas, Gagliardo, Núñez, por exemplo); e coletivos jovens com profissionais que respondem a problemas há muito adiados (Natura Futura, Comunal, Montiel, Guillén, por exemplo).
Verificamos os rigores do oficio ao resolver uma diversidade de demandas tipológicas: Equipamentos culturais (Museu Juan Soriano, Fundação Santa Fé, por exemplo); Edificações educacionais e de pesquisa (Sala de Aula Piura, Escola Bancária e Comercial, Centro de Bioengenharia, Escola Rural Pivadenco, Escola Rural Produtiva, Estação Antártica, por exemplo); Edifícios e complexos habitacionais (Bonpland 2169, Pueyrredón 1101, Casas del Ciprés, por exemplo); Moradias unifamiliares (Erasto, 8 Vigas, Avándaro, por exemplo); Habitação de interesse social (Habitação em Ocuilan, Casa Melani, por exemplo); Equipamentos de saúde, religiosos, administrativos, comunitários (Hospital Público de Urgência, Capela Ingá-mirim, Prédio Municipal de Nancagua, La Comuna, por exemplo).
Por fim, admiramos a qualidade arquitetônica de todos os projetos apresentados e selecionados que mostram que a arquitetura latino-americana é responsável em relação ao seu contexto social, cultural, urbano ou natural. Também é capaz de resolver programas complexos, mas ao mesmo tempo é capaz de nos afetar emocionalmente com sua materialidade, seus volumes, seus detalhes e sua poética.
O Comitê Internacional de Jurados para o Prêmio ON, formado por Diane Gray, César Shundi Iwamizu, José Luis Cortés, Juan Articardi, Isaac Broid e Carlos Bedoya, decide que os 20 projetos selecionados são:
Edifício Bonpland 2169 / Adamo Faiden
Argentina
Escola Rural Produtiva / Bachillerato Rural Digital No.186 + Comunal Taller de Arquitectura
México
Edifício de salas de aula UDEP / BARCLAY&CROUSSE Architecture
Peru
Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos
Chile
Residência Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org
México
Casa Oito Vigas / Covachita Taller de Arquitectura
México
Fundação Santa Fe de Bogotá / El Equipo de Mazzanti
Colômbia
Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41
Brasil
Escola Bancária e Comercial Guadalajara / Ignacio Urquiza, Bernardo Quinzaños, Centro de Colaboración Arquitectónica + Rodrigo Valenzuela Jerez + Camilo Moreno
México
Centro Cultural e Museu Juan Soriano / JSa
México
Casa Avándaro / Manuel Cervantes Estudio
México
Escola rural pivadenco / MAPAA + DUQUE MOTTA
Chile
Capela Ingá-Mirim / messina | rivas
Brasil
A Comuna / Natura Futura Arquitectura + Frontera Sur Arquitectura
Equador
Edifício Pueyrredón 1101 / Estudio Pablo Gagliardo
Argentina
Casa em Ocuilan / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura
México
Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos
Brasil
Centro de Bioengenharia ITESM campus Querétaro / ST-AC Studio de Arquitectura y Ciudad
México
Casas del Ciprés / SurrealEstudio
Equador
Casa Erasto / Vertebral
México
O parecer do júri sobre os projetos premiados será anunciado em 18 de novembro de 2020 no âmbito da BAQ2020
Saiba mais informações relacionadas a este concurso aqui.