Enquanto a imagem tradicional da cabana é a de uma casa de madeira rústica localizada longe de qualquer vestígio da sociedade, os arquitetos têm refutado tais convenções, experimentando com materiais mais novos e considerações tecnológicas para expandir os limites da "cabana" hoje. Quer seja reimaginando a estética, utilizando técnicas de fabricação avançadas para modernizar o rústico, ou mesmo reconfigurando a cabana de madeira para o cenário da cidade, arquitetos e designers têm transformado integralmente a arquitetura da cabana tradicional para uma existência mais contemporânea. Abaixo, consideramos 10 projetos inovadores que alcançam essa transformação por meio de experimentações com diferentes materiais e tecnologias construtivas. Embora cada uma explore diferentes estratégias e funções, muitas compartilham semelhanças em seu uso de sistemas de pré-fabricação, em sua dedicação à sustentabilidade e em sua atenção e otimização de propriedades específicas de materiais.
IBA Timber Prototype House / ICD University of Stuttgart
Esta cabana localizada em Stuttgart combina a construção tradicional em madeira com tecnologias de fabricação avançadas, permitindo a criação de um padrão de moldura vertical altamente preciso em suas paredes. Essencialmente virando a cabana de madeira horizontal convencional de lado, as fendas verticais gravadas nas paredes servem como cortes de alívio de tensão que melhoram a estabilidade dimensional e o isolamento, combinando a sustentabilidade da madeira com as conquistas de design computacional avançado. Fotografias e diagramas demonstram a precisão obtida pela combinação desses materiais e tecnologias.
The Hermit Houses - Abé / The Cloud Collective
Da mesma forma, essas casas projetadas para customização e produção em massa utilizam um software 3D especial e sistemas de construção pré-fabricados para otimizar tempo e custo sem sacrificar o design. Funcionando como retiros românticos autossuficientes na natureza, essas casas podem ser personalizadas pessoalmente pelos clientes antes de serem transportadas e construídas em dois dias. Mais uma vez, o retiro tradicional encontra a tecnologia de ponta para produzir um sistema de design não convencional.
The Olive Tree House / Eva Sopeoglou
Esta cabana grega utiliza tecnologia CAD para um propósito diferente, situando precisamente o edifício em seu ambiente natural. Não apenas todos os componentes da construção foram pré-fabricados, mas a planta da estrutura está alinhada aos pontos cardeais e às oliveiras próximas. As paredes metálicas, que são precisamente rebatidas e perfuradas, imitam a sombra das oliveiras e projetam sombras padronizadas na cabana enquanto o sol se desloca ao longo do dia. Partindo dos materiais estritamente de madeira dos exemplos anteriores, as paredes de metal verde desta cabana ainda conseguem reproduzir a sensação natural do ambiente circundante através da cor, padrão e luz.
Workshop in the City / Romero Silva Arquitectos
Esta oficina para um estudante de arquitetura não está localizada na natureza, mas no topo de uma casa existente, onde foi construída em apenas um mês. Usando operações de construção totalmente secas para acelerar o processo, os projetistas utilizaram metal para o piso e madeira de pinho para todo o restante, todos de padrão comercial. Particularmente em seus materiais e métodos de construção, o projeto foi um exercício de otimização da simplicidade e das possibilidades.
Tiny Office / delavegacanolasso
Outro projeto pré-fabricado, estes módulos de escritório podem ser feitos em 60 dias e transportados para qualquer local com móveis completos e totalmente prontos para uso. A estrutura retangular utiliza uma estrutura de aço Corten preenchida com chapas OSB, isolada com algodão reciclado. O mobiliário utiliza madeira local e tecidos antigos costurados à máquina. Este mobiliário exclusivo complementa a natureza altamente mecânica e pré-fabricada do restante do projeto.
Majamaja Wuorio Eco-Cabin / Littow Architectes
Esta unidade habitacional sustentável completamente autossuficiente é totalmente pré-fabricada, escalável e transportável e pode ser rapidamente desmontada e movida para os locais mais isolados. Com um sistema de purificação de água que coleta água da chuva e cinza, e um sistema de compostagem que reutiliza resíduos secos de banheiro como fertilizante, a cabana não precisa se conectar aos sistemas de água e esgotos existentes e, portanto, evita os danos ambientais da obra. A energia também é fornecida por painéis solares e célula a combustível, que alimentam a iluminação, geladeira, micro-ondas, TV e ar-condicionado. Essas tecnologias tornam Majamaja altamente sustentável e autossuficiente.
House Prototype / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña
Este protótipo, que tenta minimizar sua pegada ecológica através do uso de materiais locais e priorizando a eficiência energética, é especialmente único por seu isolamento térmico e estratégias de captura de energia. A fundação da casa é feita de sapatas de concreto ciclópico e colunas de aço, enquanto a estrutura é feita de madeira de eucalipto por sua alta resistência e baixo custo. O projeto utiliza o efeito estufa para captar a energia solar, que fica retida pela pedra-pomes nas esquadrias e lajes, estabilizando a temperatura interna e otimizando o isolamento térmico e a inércia térmica apesar da alta variabilidade climática da área. Os sistemas de monitoramento mantêm essas temperaturas estáveis.
“Schwitzhütte” Sweat Lodge / Paul Johann Magnus - Arkitektur & Håndverk
Este chalé em Bergen, Noruega, explora as propriedades materiais da madeira para desenvolver uma linguagem formal única. A construção combina um esqueleto de madeira de abeto com uma fina tábua de madeira para as paredes, que funciona como a "pele respirável" da sauna. Reconhecendo a tendência da madeira de encolher e inchar junto com as flutuações de umidade e temperatura, os designers compensaram com a mobilidade e flexibilidade das peças componentes.
Polyvalent Studio / Practice Architecture + Unit 7, London Metropolitan University
Projetado por alunos e construído em apenas 12 dias, este estúdio escalável pode ser modificado para vários locais e programas diferentes, que vão desde vida a trabalho até educação. Ele utiliza um pino de abeto e superestrutura de compensado, sapatas de madeira, isolamento de fibra de madeira, folhas de revestimento ondulado de bio-resina de fibra de cânhamo e concreto de cânhamo fundido in loco. Com esses materiais, o edifício é "efetivamente negativo em carbono", pois utiliza principalmente materiais personalizados para a captura de carbono.
Permanent Camping / Casey Brown Architecture
Finalmente, esta torre revestida de cobre de aparência incomum abriga um interior de madeira e vidro para uma ou duas pessoas. Os revestimentos de cobre podem ser abertos a norte, a este e a oeste, formando amplas coberturas em varandas que abrem completamente o interior para o ambiente envolvente. Quando fechada, a estrutura não é apenas totalmente privada, mas também protegida de incêndios florestais. As paredes de várias camadas e a parte superior e inferior ventiladas também isolam a estrutura de altas temperaturas e ventos frios.