Depois da Biblioteca Wormhole do MAD, a cidade de Haikou divulgou imagens de um novo pavilhão projetado por Sou Fujimoto Architects. Programado para o final da primavera, o pavilhão branco em forma de fita com um telhado acessível será uma das primeiras intervenções públicas à beira-mar a ser concluída na primavera de 2021. Moldando o futuro da cidade de Haikou e do porto de Hainan, o plano diretor contendo 16 edificações permanentes reinventa o futuro da vida costeira.
Organizando atividades públicas e culturais, a cidade de Haikou traçou seus planos para construir 16 pavilhões públicos à beira-mar. Convidando os melhores arquitetos e artistas do mundo, o plano diretor, que cobre mais de 32 km de costa (19,6 km de costa na Baía de Haikou e 12,5 km de costa na nova área de Jiangdong), "combinará o empreendimento cultural pioneiro e o desenvolvimento urbano para estabelecer Hainan como modelo para a vida costeira futura. ”Trazendo vitalidade sustentável de longo prazo para a cidade, o projeto referência coloca pavilhões permanentes de grande escala ao longo das margens da Baía de Haikou e da nova área de Jiangdong na cidade costeira na Ilha de Hainan.
Embora a Biblioteca Wormhole do MAD Architects e a estrutura circular de Sou Fujimoto estejam programadas para serem concluídas e começarem a operarem na primavera de 2021, todos os 16 pavilhões devem estar prontos até o final de 2021. Trabalhando em várias disciplinas para criar intervenções distintas, outros participantes incluem Bjarke Ingels (BIG), Kengo Kuma, Ong-ard Satrabhandhu, Patrik Schumacher (Zaha Hadid Architects), Stefano Boeri, Thomas Heatherwick, Winy MAAS (MVRDV), Liu Jiakun e Zhu Xiaodi. Cobrindo uma área total de mais de 10.000 metros quadrados de solo úmido, o projeto "usa recursos limitados de uma forma mais sustentável e reconsidera nossa relação com a natureza", de acordo com o curador do projeto Weng Ling.
Os "Pavilhões à beira-mar" de Haikou são concebidos como um novo destino cultural e um modelo viável para as cidades do futuro, para servir os residentes locais e atrair visitantes internacionais. O desenvolvimento desses 16 pavilhões integrará diversos conteúdos artísticos atuando como espaços multifuncionais para serviços públicos de educação e apoio à comunidade local.
Lançado em junho de 2020, o plano diretor transforma a província de Hainan, uma ilha no extremo sul do país, em um porto de livre comércio de meados do século. "Com um alto senso de responsabilidade histórica, cada pavilhão foi transformado em uma obra-prima ao longo da Baía de Haikou, criando um marco icônico para a cidade", explica um porta-voz do Grupo de Investimento em Turismo e Cultura de Haikou.
Pavilhões à beira-mar (Pavilions by the Seaside)
- Curador do projeto: Weng Ling
- Arquitetos: Bjarke Ingels (BIG), Kengo Kuma, Ong-ard Satrabhandhu, Patrik Schumacher (Zaha Hadid Architects), Sou Fujimoto, Stefano Boeri, Thomas Heatherwick, Winy MAAS (MVRDV), Liu Jiakun, Ma Yansong (MAD), Zhu Xiaodi, Jaeho Chong, Liu Shuo, Li Ruoxin
- Artistas: Anish Kapoor, Sakamoto Ryūichi, Shen Wei, Kimsooja, Lin Tianmiao, Xue Song, Yang Fudong, Zhang Peili, AHA
- Localização dos pavilhões: Haikou Bay e Jiangdong New Area, Haikou, Hainan, China