No ArchDaily aspiramos fornecer à nossa comunidade ferramentas e saberes para ajudar a imaginar, projetar e construir cidades melhores. A fim de inspirar e apresentar mais sobre o que acontece além de um projeto de arquitetura, estamos lançando uma nova série intitulada "Nos Bastidores", onde mostramos o trabalho de fotógrafos, artistas e curadores visionários, e fazemos algumas perguntas que lhes permitem compartilhar mais sobre suas próprias opiniões de mundo e trajetória. Em cada episódio, apresentaremos suas perspectivas, junto de imagens e vídeos de seus trabalhos.
Lançamos a série com o fotógrafo de arquitetura londrino Edmund Sumner.
ArchDaily - Victor Delaqua (VD): Como você definiria seu estilo?
Edmund Sumner (ES): Eu definiria meu estilo como 'old school' e intensamente otimista.
VD: Qual é seu edifício favorito?
ES: Tento não ter favoritos, mas fiquei muito emocionado com o cemitério Inagawa no Japão, projetado por David Chipperfield.
VD: As fotos dizem uma verdade ou uma mentira?
ES: A fotografia arquitetônica não é nem uma verdade, nem uma mentira. Ela depende da interpretação do espectador e é subjetiva. Ela pode ser lida de diferentes maneiras, essa é sua força.
VD: Editar é trapacear?
ES: Você não tem que mostrar e ver tudo. A edição ajuda a definir uma mensagem. Editar é uma curadoria, não uma trapaça.
VD: Você se lembra de sua primeira foto? Qual foi?
ES: Minha primeira filmagem propriamente dita foi uma loja de moda equestre, projetada por Andrew Martin e Bill Amberg. A iluminação era muito complexa, e eu estava filmando em formato grande 5/4, a comissão foi por um dia, mas passei dois dias inteiros nela e produzi apenas oito imagens. Bill Amberg me pagou com uma pasta de couro para meu portfólio e me apresentou para pessoas fundamentais na indústria.
VD: Quais são os elementos fundamentais para uma boa fotografia de arquitetura?
ES: O elemento fundamental para uma boa fotografia de arquitetura é uma boa arquitetura, sem boa arquitetura não somos nada.
VD: Que erro um jovem fotógrafo deve evitar?
ES: Um fotógrafo iniciante deve evitar a glamourização excessiva de um projeto e tentar permanecer objetivo. Tecnicamente, evitar muita saturação e distorcer o espaço com lentes largas.
VD: Quem ou o que o influenciou?
ES: Cresci ao redor de designers, então encontrei a revista Domus e não a Hello no banheiro. Ao entrar no mundo da fotografia, fui levado pela energia contagiante e o otimismo de pessoas criativas no seus auges, em suma, eu queria estar onde eles estavam.
VD: Se você não fosse um fotógrafo, o que estaria fazendo?
ES: Gosto da ideia de ser um guia de montanha ou designer de iluminação, talvez ambos, talvez eu tentasse iluminar uma montanha.
VD: Um sonho que ainda não se tornou realidade na fotografia.
ES: Todos os meus sonhos continuam a se realizar na fotografia.
VD: Como é trabalhar com arquitetos?
ES: Trabalhar com arquitetos é como uma montanha-russa. É uma relação complicada, gratificante e frustrante na mesma medida.
Edmund é um conceituado fotógrafo de arquitetura que tem colaborado com arquitetos, editores e curadores de renomes mundiais desde 1998.
Confira todos os projetos fotografados por Edmund Sumner que foram publicados no ArchDaily aqui.