Uma luz incrível, acabamentos brilhando, árvores adultas, saudáveis e figuras humanas devidamente posicionadas parecem ser o kit perfeito para uma boa e tradicional imagem de arquitetura, que nem sempre são tão fidedignas à realidade ou ao contexto. Convencionamos a pensar em renderizações como visões do edifício futuro, pronto e ocupado, que servem para vender ou convencer os clientes sobre um projeto. Mas e se as imagens renderizadas também nos ajudassem a entender a construção, os sistemas e o funcionamento de algumas partes da edificação? Conversamos com dois profissionais que têm desenvolvido imagens que ao mesmo tempo podem ser explicativas e belas.
Para entender um corte ou uma planta, os desenhos bidimensionais geralmente funcionam incrivelmente bem. Tratam-se de abstrações da realidade, mas que comunicam adequadamente todos os aspectos para o entendimento do projeto, suas dimensões, materiais e sistemas. Mas quando abordamos detalhes, é comum que as diversas sobreposições de camadas e materiais possam tornar o desenho um tanto quanto confuso, até mesmo para olhos treinados. Para produtos e sistemas que ainda são desconhecidos para nós, isso é ainda mais latente. Algumas empresas de construção têm notado essa fraqueza na maneira de se comunicar, e desenvolvido cortes detalhados e renderizados que explicam as particularidades dos produtos e sistemas construtivos.
Jason Yana, do Jason Yana Studios, foca o seu trabalho em ajudar fabricantes de produtos e materiais de construção a aumentarem suas vendas usando visualizações tridimensionais, vídeos animados e detalhes em 3D. Sua história ao entrar no ramo é interessante: ao começar a trabalhar em Chicago nos anos 90, após se formar em Arquitetura, a única forma de obter informações sobre produtos era em mídias impressas, geralmente com algumas fotografias granuladas e desenhos bidimensionais pouco inspiradores e complicados de se entender. Essa insatisfação com os péssimos recursos gráficos apresentados pela indústria em catálogos o fez desenvolver uma linguagem, que ele tem desenvolvido desde então. “Tudo começou com o que chamo de detalhe tridimensional, que pegou a renderização fotorrealística que estava sendo usada apenas na época para fazer belas imagens de edifícios acabados e aplicou isso para pegar detalhes de construção e torná-los facilmente compreensíveis e bonitos”.
Steven Emerson, designer e animador freelance do Reino Unido, também tem trabalhado com diversas marcas, incluindo algumas de construção civil. Segundo ele:
Compreender as partes internas de qualquer edifício ou produto é especialmente importante ao especificar um produto. Modelagens e renderizações são muito importantes nesta área, pois ajudam a visualizar em vez de imaginar. Além do aspecto visual, podem permitir ainda testar e simular diferentes propriedades e cenários de acordo com os requisitos.
Ambos os profissionais buscam desenvolver imagens ou vídeos que proporcionem o maior entendimento possível dos sistemas construtivos e todas as partes envolvidas. Seja a forma que um isolante térmico se prende a uma parede, ou como uma telha metálica é ancorada junto ao madeiramento do telhado, tais detalhes trazem níveis de detalhes que dificilmente seriam conseguidos em desenhos bidimensionais comuns.
Tive um professor que costumava dizer que, como arquiteto, quanto mais você sabe sobre os aspectos técnicos de como as coisas se encaixam e funcionam, mais poderoso você é. É estimulante entender o que há entre essas paredes e por trás dos acabamentos bonitos. Mais conhecimento e uma compreensão mais profunda dos sistemas construtivos só contribuem. Quer pretendamos criar edifícios mais resistentes, edifícios mais eficientes, edifícios mais responsáveis, o conhecimento é sempre poder e um meio para esses fins.
Diz Jason Yana, que também complementa:
Se os arquitetos são presenteados com uma opção bonita e uma opção feia, eles sempre escolherão o belo. E isso inclui tudo o que geralmente permanece escondido nas “entranhas” da edificação.
Este mesmo raciocínio poderia ser utilizado para os projetistas. Ao desenharmos detalhes tridimensionais, que sejam didáticos para clientes e construtores, muitos dos problemas que ocorrerão na obra poderão ser observados e resolvidos. Todos sabemos que a comunicação reduz o risco de ruídos. Com desenhos isso também vale.
Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Rendering. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.