Ainda que a cozinha seja parte onipresente de quase todas as casas - e, em muitos casos, considerada um símbolo da vida doméstica - ela também pode ocupar um espaço precioso, produzir desordem visual e diminuir a estética minimalista de um ambiente residencial moderno e elegante. Para alguns proprietários, a solução é simplesmente manter a cozinha sempre limpa e organizada. Mas, para alguns arquitetos contemporâneos inovadores e seus clientes, a solução é projetar uma cozinha compacta e oculta que possa ser fechada de forma rápida e fácil, para permanecer fora de vista. Abaixo, discutimos vários exemplos de cozinhas escondidas, bem como algumas técnicas e estratégias de projetá-las.
Com base nos exemplos existentes, o meio mais comum de esconder uma cozinha é colocá-la em um recuo e, em seguida, ocultá-la atrás de portas com dobradiças ou de correr. Isso requer planejamento antecipado e um projeto de cozinha relativamente compacto, mas os resultados podem ser fenomenais e incrivelmente fáceis para os clientes trabalharem. Por exemplo, em um apartamento de 33 m2 do Studio Bazi, os arquitetos trabalharam com espaço limitado para redesenhar completamente o apartamento compacto de um cliente. Comprimindo cada componente vivo em blocos dimensionados com precisão, os arquitetos compactaram e recuaram a cozinha atrás de portas de armário com dobradiças de madeira do chão ao teto, incluindo prateleiras sob o balcão para armazenamento. Cada elemento da cozinha foi especialmente projetado, prototipado e construído, com uma tábua de corte que pode deslizar para dentro e para fora da parede e outras formas de amenidades que se encaixam perfeitamente no espaço alocado. Além disso, as portas ocultas podem abrir-se perpendicularmente para o espaço ou dobrar-se para o lado, dando ao cliente a opção de poupar ainda mais espaço durante a utilização da cozinha.
Outro flat de 33 metros quadrados, esse chamado 33 Apartment e projetado por Soek Arquitetura, da mesma forma usou a estratégia da cozinha escondida para aproveitar ao máximo o espaço limitado. Recuada na parede e oculta por painéis brancos deslizantes, a cozinha minimalista inclui um forno, lava-louças, placa de fogão e várias prateleiras para armazenamento, iluminadas com retroiluminação dourada e luz natural de uma janela adjacente. Além da sua finalidade funcional, os painéis móveis também desempenham uma função estética, separando a aparência branca suave do resto do espaço dos armários de madeira quentes e da bancada de pedra escura da cozinha. Além disso, como as de 33 m², as portas ocultas foram concebidas deliberadamente para poupar espaço: quando abertas, podem ser dobradas e empurradas para dentro dos espaços de ambos os lados da cozinha.
Em JB House, de IDIN Architects, a cozinha escondida contribuiu para o conceito mais amplo da casa como um espaço para seus clientes cultivarem espaços privados para seus trabalhos e hobbies individuais, enquanto ainda se veem, se reconhecem e se relacionam em certos pontos. A cozinha é maior do que os exemplos anteriores e inclui uma geladeira cheia, armários, forno e muito mais para os clientes - um dos quais adorava cozinhar - usar sem restrições. Essas portas ocultas também são projetadas como painéis dobráveis, embora, devido ao espaço mais aberto, elas se projetem perpendicularmente à parede.
Outro exemplo impressionante de uma cozinha oculta maior é a Cozinha de Pedra de Felipe Hess Arquitetos, que se estende pelos quatro lados de uma grande sala e circunda uma ilha de cozinha biomórfica central. Escondida atrás de portas de armário revestidas de mármore cinza, a materialidade e a geometria da cozinha contrastam com as formas curvilíneas e o acabamento branco da ilha, paredes, teto e entrada. Ao ocultar os utensílios da cozinha por trás dessas portas rígidas, mas bonitas, as linhas minimalistas e modernistas da estética mais ampla da estrutura são mantidas. Essas portas abrem como portas de armário normais, em vez de painéis deslizantes ou dobráveis.
Claramente, cozinhas escondidas podem servir a uma variedade de funções, incluindo economia de espaço e necessidades estéticas. Com desenhos precisos, incluindo o tamanho da cozinha, o número e tipos de eletrodomésticos incluídos e, especialmente, o design das portas ocultas podem depender das necessidades do cliente e da quantidade de espaço disponível. Abaixo, listamos mais sete exemplos de projetos com cozinhas escondidas, abrangendo as diversas técnicas e objetivos delineados acima.