Chashitsu, termo japonês para casa de chá ou salão de chá, são construções projetadas especificamente para a realização da Cerimônia do Chá, um ritual tradicional japonês no qual o anfitrião prepara e serve chá aos convidados. As casas de chá são geralmente pequenas e íntimas, feitas de madeira, onde cada detalhe foi concebido para afastar o indivíduo das perturbações materiais do mundo.
As casas de chá envolvem um ambiente especial destinado a sugerir um estado de espírito contemplativo e sentir o despertar dos sentidos através da conexão com a natureza e os outros. Isso pode ser feito por meio de atenção especial ao entorno; jardins silenciosos e minimalistas servem, geralmente, de cenário; ou por meio de decisões arquitetônicas, como a porta baixa, que obriga todos os visitantes a se abaixarem ao entrar.
Arquitetos contemporâneos assumiram o desafio de criar interpretações atuais das tradicionais casas de chá, mantendo a simplicidade e as raízes das antigas edificações. O uso de materiais e tecnologias mais recentes permitiu que os arquitetos se aventurassem em um território totalmente inexplorado. Neste artigo, celebramos o Dia Internacional do Chá com seis exemplos desse espírito experimental.
Teahouse Ø / PAN- Projects
Teahouse / A1 Architects
KOU-AN Glass Tea House / Tokujin Yoshioka
Casa de Chá / Natura Futura Arquitectura
Black Teahouse / A1Architects
Luminous Stargazing Tea House / Moriyuki Ochiai Architects
Publicado originalmente em 6 de junho de 2021 e atualizado em 17 de maio de 2023.