Há mais de um ano em pandemia, o fluxo de viagens e turismo diminui no mundo todo. Mas nem por isso precisamos deixar de conhecer cidades distantes. Desde o início da quarentena, diversos museus e organizações prepararam tours virtuais que levam os usuários a imersões digitais pelas suas localidades. Pensando nisso, reunimos aqui quatro diferentes formas para você explorar lugares sem sair de casa.
Conhecer atrações culturais
Museus, igrejas, palácios e até mesmo monumentos históricos. A variedade de atrações culturais disponíveis online é infinita! Conheça exposições digitais enriquecedoras, gratuitas e imperdíveis:
- The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque;
- Louvre, Paris;
- Palácio de Versalhes, Versalhes;
- Pinacoteca, São Paulo;
- Instituto Inhotim, Brumadinho
- Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México
- Ohara Museum of Art, Kurashiki
Assistir a vídeos com roteiros por cidades
Youtube
No Youtube você pode conferir gratuitamente diversos roteiros, seja a pé, bicicleta, ou mesmo de trem.
Drive & Listen
O site Drive&Listen oferece a experiência de viajar de carro por 40 cidades de todo mundo ouvindo rádios locais. Praga, Londres, Roma e Tóquio são alguns dos destinos imersivos.
Navegar por mapas interativos
Sabe aquela sensação de conhecer um lugar verdadeiramente quando conseguimos conectar ruas e regiões? Quando sabemos onde estamos e como chegar em qualquer lugar a partir daquele ponto? No turismo digital, para explorar a lógica das cidades desta forma é preciso dar um zoom out e analisar os mapas. E para melhorar ainda mais o entendimento, vale a navegação de mapas interativos, como o Google Earth e Street View.
E para quem quiser dar uma voltinha em como as cidades eram no passado, no site Dinosaur Database é possível explorar uma interação da terra "anciã", o Ancient Earth.
Acessar câmeras ao vivo
Já explorou a história, a arquitetura e as atrações culturais e agora quer fazer uma imersão na vida em diferentes cidades? Então o seu turismo digital será por câmeras ao vivo. Sites como EarthCam, Skyline Webcams, Baltic Live Cam e World Cams, disponibilizam vídeos em tempo real de localidades do mundo todo. Vale a pena espiar!
Via Urban Studies.