Quando chegamos na etapa de projeto executivo nos deparamos com o momento do detalhamento das áreas molhadas, que inclui a escolha não só dos acabamentos de parede e piso, mas também das bancadas, louças e metais. O diálogo entre esses elementos é fundamental para um espaço bem ambientado, independentemente do estilo escolhido.
Os metais, como são popularmente chamados, são aparelhos que fazem a interlocução entre as instalações hidráulicas sanitárias e o usuário em seu dia a dia. Esses aparelhos funcionam integrados ao sistema de abastecimento, o qual define quais serão os metais utilizados. Dentre seus aparelhos estão as torneiras, os registros, as duchas e chuveiros, e suas variações. Por exemplo, o sistema indica o uso de duchas vinculadas a sistemas de aquecimento a gás ou solar, ou se serão chuveiros e torneiras elétricas que aquecerão a água. Para além das questões funcionais, a escolha dos metais são fundamentais para a ambiência do projeto, considerando sua forma, acabamento e tipo de instalação. Muitas vezes são tidos como objetos de decoração do espaço.
As torneiras são um dos elementos chave na escolha dos metais. De forma geral, eles podem ser instalados nas bancadas ou nas paredes e podem apresentar acabamento colorido ou metálico, e ainda cromado ou fosco, que pode se repetir para todo o conjunto de metais utilizados. Grande parte dos projetos de cozinhas optam por torneiras que sejam instaladas nas bancadas, como é o caso da Cozinha do Barista / Estúdio Mineral + Cynthia Silva, Estúdio Elã / Natália Lemos + Paula Pupo, ambos com torneiras de pescoço alto e acabamento preto fosco. Também é o caso do Apartamento Equador 201 / DC.AD e do Apartamento em Nova York / Crosby Studios, que usam torneiras foscas coloridas em branco e azul.
Já os projetos Apartamento Kentaro Yamada / Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo e Apartamentos Apartamento Sardenya / Raúl Sánchez usam também torneiras de bancada, mas com acabamentos metálicos cromados, enquanto a Casa Mo-Tel / Office S&M usa acabamento metálico fosco. Por outro lado, alguns projetos optam por fazer a instalação das torneiras na parede, como é o caso do Apartamento BM32 / EstudioReciente, ou ainda da Casa Menir / Très Arquitetura que instala a torneira dentro da cuba da cozinha.
Em relação aos banheiros, a escolha dos metais é um pouco mais variada em relação à instalação e acabamentos, buscando combinar as duchas e duchas higiênicas com as torneiras do lavatório. No Apartamento Sardenya / Raúl Sánchez, a torneira de parede e o registro têm acabamento preto fosco, assim como o Estúdio Elã / Natália Lemos + Paula Pupo e o Apartamento La Vida – Adolfo Pinheiro / Todos Arquitetura, enquanto a Casa Menir / Très Arquitetura e a Casa Mo-Tel / Office S&M também usam o acabamento fosco, mas com cor metálica e o Apartamento Equador 201 / DC.AD em cor branca. O Apartamento Kentaro Yamada / Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo, por outro lado, opta por um acabamento cromado, assim como o Paredes funcionais / Lookofsky Architecture e o Apartamento BM32 / EstudioReciente.
Indo por um outro caminho, o Apartamento Itu / SuperLimão Studio, que tem como conceito importante a reutilização de peças achadas em ferros velho e sobras de construção, opta por deixar as tubulações do banheiro à mostra, e ainda fazer a torneira da pia da cozinha com sobras de conexões hidráulicas, ampliando ainda mais as possibilidades de inserção de metais nos projetos de cozinhas e banheiros.