O Ministério Federal da Cultura da Cidade do México anunciou que o renomado arquiteto italiano e ganhador do Prêmio Pritzker de 1998, Renzo Piano, realizará o projeto conceitual do Pavilhão Contemporâneo Mexicano que será construído na Primeira Seção do Bosque de Chapultepec como parte do projeto "Bosque de Chapultepec: Natureza e Cultura" e será financiado pelo empresário Agustín Coppel e Fideicomiso Probosque México.
Chapultepec é um Projeto Prioritário do Governo do México que é realizado através do Ministério da Cultura, em colaboração com o Governo da Cidade do México, o Ministério da Defesa Nacional (SEDENA), o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMARNAT), o Ministério da Previdência (BIENESTAR). Participam todas as dependências do setor cultural, bem como diversas dependências do governo da capital: SEDEMA, SOBSE e SEMOVI.
O Pavilhão Contemporâneo Mexicano é um espaço aberto a exposições temporárias que funciona como um articulador fundamental para a ligação e integração urbana do passeio histórico do museu no primeiro trecho do bosque, o que permitirá conectar o percurso dos museus das diferentes etapas da cultura mexicana, desde a pré-hispânica até os dias atuais. Espaço livre e democrático para as diversas expressões contemporâneas do país, incluindo arquitetura, design, fotografia e artes plásticas.
Para mais informações visite chapultepec.cultura.gob.mx