Poucas pessoas têm a oportunidade de projetar uma cidade. Ainda menos o fazem por acaso. Essa é a história do ilustrador e quadrinista Eloar Guazzelli, que desde 1990 vem desenvolvendo um projeto artístico intitulado Cidade Nanquim. A partir de folhas de papel de tamanho A4, o artista compõe uma espécie de mosaico urbano em preto sobre branco que retrata fragmentos de uma cidade imaginária.
Em um ensaio visual publicado na nova edição da serrote, revista de ensaios do IMS, Guazzelli comenta que "a construção do painel que depois veio a ser chamado de Cidade Nanquim foi fruto do acaso."
Em 1990, fui submetido a uma pequena cirurgia que exigiu uma recuperação cheia de cuidados, e foi dessa forma que comecei a desenhar em folhas A4 uma cidade vista de cima. A escolha desse tamanho de papel se explica pela necessidade de desenhar sem grandes complicações, em geral deitado, tendo um pequeno suporte servindo de base. Porém, logo o desenho começou a crescer e, a seguir, comecei a fazer emendas que levaram a cidade para outras folhas sucessivamente [...] Ainda sem nome, tinha nascido uma cidade de papel. — Eloar Guazzelli
A cidade retratada na obra é totalmente imaginada, feita sem base em desenhos de observação ou fotografias, tornando-se, nas palavras do artista, "um imenso improviso, uma espécie de jam session gráfica".
Cidade Nanquim faz parte da edição #38 da serrote, que será lançada no dia 28 de julho, às 18h, em uma live com Ynaê Lopes e o artista Arjan Martins, que também participa da edição. O debate será transmitido pelo YouTube do IMS e pelo Facebook da serrote.
Eloar Guazzelli Filho é um ilustrador, animador e quadrinista brasileiro, formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Produz quadrinhos desde os anos 90 e já foi reconhecido com premiações no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Já recebeu o Troféu HQ Mix em quatro ocasiões: desenhista revelação em 1994; livro infantil em 1999 e 2000; e publicação independente edição única em 2008. Para conhecer mais sobre o trabalho de Eloar Guazzelli, acesse o perfil do artista no Instagram.