Sob o título Available City / Cidade Disponível, a Bienal de Arquitetura de Chicago acontecerá de 17 de setembro a 18 de dezembro em mais de 10 locais da cidade, com o intuito de destacar o potencial das áreas urbanas vazias como espaços coletivos por meio de intervenções desenvolvidas em estreita colaboração com a comunidade local. Por isso, a bienal também anunciou que os parceiros culturais desta nova edição apresentarão um programa em forma de conferências, painéis, workshops ou performances: SOM, Studio Gang e Museu de Arte Contemporânea são alguns dos mais de 100 museus, estúdios de arquitetura e organizações comunitárias participantes do evento.
Com curadoria de David Brown, a edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Chicago assume proporções maiores, saindo de seu local habitual no Centro Cultural de Chicago, expandindo-se por dez diferentes lugares da cidade e dois espaços de exibição. O evento apresentará 18 projetos desenvolvidos por 68 colaboradores, explorando vários cenários para a ativação de áreas urbanas em diferentes bairros de Chicago. O conceito de "Cidade Disponível" é o resultado de uma iniciativa de pesquisa de uma década destinada a recriar terrenos baldios como espaços comunitários com programas que vão desde educação, artes e culturas, até agricultura urbana ou habitação a preços acessíveis.
Trazendo uma imagem abrangente deste tema estão os programas desenvolvidos pelos parceiros culturais. Skidmore Owings e Merrill em parceria com Tsz Yan Ng e Wes McGee da Taubman College of Architecture and Urban Planning da University of Michigan criarão um pavilhão de madeira usando técnicas de fabricação robótica. A estrutura servirá como uma sala de aula ao ar livre e espaço de atuação para a Epic Academy em South Shore, Chicago. O Studio Gang inaugurará o novo espaço da galeria Wicker Park - uma antiga agência dos correios transformada em um centro comunitário e sede de produção para a cooperativa de trabalhadores locais da manufatura de roupas.
Além disso, ao longo da Bienal, uma série de performances e workshops ativarão os locais de instalação. Seguindo o espírito do tema e desenho liderado pela comunidade, todos os projetos e programas foram desenvolvidos em colaboração com organizações de bairro, escolas locais e residentes.