O escritório de arquitetura com sede no Reino Unido, AL_A, colaborou com a empresa canadense de energia General Fusion para desenvolver a primeira usina de energia por fusão de alvos magnetizados do mundo no campus da UK Atomic Energy Authority (UKAEA) em Culham, Reino Unido. A empresa de energia queria "transformar a forma como o mundo é energizado, replicando o processo que alimenta o sol e as estrelas". O design do AL_A propõe uma instalação inédita com espaços abertos e divisórias transparentes que fornecem soluções inovadoras de energia livre de carbono.
A Fusion Demonstration Plant (FDP) será um edifício altamente eficiente que captura a vantagem tecnológica da fusão para resolver problemas globais de energia. O reator assumirá uma forma simbólica, posicionado no meio de uma plataforma circular de visualização. Além de instalações de última geração, o prédio contará com áreas de reunião e exposição para visitantes de todas as idades.
Esta nova usina da General Fusion é um grande impulso para nossos planos de desenvolver uma indústria de fusão no Reino Unido, e estou entusiasmada que Culham será o lar de um projeto tão moderno e potencialmente transformador. A energia de fusão tem um grande potencial como fonte ilimitada de energia de baixo carbono, e o anúncio de hoje é um voto claro de confiança na região e no status do Reino Unido como uma superpotência científica global. - Amanda Solloway, Ministra da Ciência do Governo do Reino Unido
A FDP apresentará a tecnologia Magnetized Target Fusion (MTF) da General Fusion, que pode criar condições de fusão de maneira prática e econômica em escalas relevantes de usinas de energia e abrir caminho para a próxima usina piloto da empresa. A construção está prevista para começar em 2022 e iniciar as operações aproximadamente três anos depois.
Em 2019, AL_A lançou sua proposta para transformar o Museu de Paisley, na Escócia. A proposta visa restaurar e revigorar o museu existente com um novo design que mostra a história de uma cidade escocesa cuja influência atingiu o mundo todo.