Ao passar mais tempo em casa, muitas pessoas perceberam que pensar os espaços interiores está além de um mero "gosto" pessoal, mas que suas ambiências influenciam diretamente no nosso conforto, humor e qualidade de vida. Esse ponto de vista afetou o modo como enxergamos o próprio banheiro, buscando por soluções que animem esse ambiente e tirem ele da monotonia padrão na qual normalmente é realizado. Por isso, buscamos em nosso arquivo diversos exemplos que quebram essa regra e apresentam espaços que adicionam mais personalidade para a casa e bem-estar para seus usuários.
Ao visitar dezenas de projetos, dividimos algumas secções que se destacam dentro de possíveis tendências ou recursos que servem como inspiração na hora de pensar a reforma ou projeto do seu banheiro: elementos rústicos, cores, destaque dos metais, paisagismo, iluminação e até mesmo layouts que se diferenciam por suas propostas inovadoras. Para completar, antes de seguir a diante, não esqueça de ver tudo o que você precisa saber para projetar um banheiro para tirar possíveis dúvidas e ampliar ainda mais as possibilidades projetuais.
Elementos rústicos e aparentes
O uso de elementos rústicos e aparentes é visto em diversos projetos, na maioria dos casos, além do fator estético, utilizar o concreto, cimento queimado, pedras naturais ou até mesmo a alvenaria, são escolhidos muitas vezes por sua baixa manutenção. Muitas vezes também é possível ver o uso de elementos de madeira para contrastar com as outras texturas do projeto.
Cores ao extremo
O uso de cores nos banheiros não é uma novidade, seja para criar uma atmosfera monocromática ou contrastante. Devido à facilidade de limpeza e manutenção, elementos cerâmicos como azulejos ou pastilhas são muito adotados nesse ambiente úmido. No entanto, pinturas com tinta epóxi - ideal para ambientes úmidos, pois cria uma película protetora que impede a infiltração da água na parede, e com alta resistência à abrasão - também são cada vez mais recorrentes. Aqui, vale pensar em qual efeito é desejado ao utilizar cores diferentes num mesmo cômodo, uma vez que as cores podem alterar a percepção que temos do espaço interior.
Paisagismo interno
O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar. Este aspecto não seria diferente nos banheiros. Aqui, vale buscar por espécies que melhor se adaptam a ambientes úmidos e jogar com as infinitas possibilidades de trazer o verde para este ambiente: em cima da pia, em vasos de chão, penduradas no teto ou, ainda, em espaços desenhados do próprio mobiliário.
Mais personalidade: um espaço ímpar
Com uma onda cada vez maior de pensar em espaços "instagramáveis", trazer ainda mais personalidade para um banheiro, onde há um espelho, pode ser um convite para selfies. Mas para além disso, este ambiente ganha um protagonismo inesperado que pode torná-lo marcante na residência através da surpresa que apresentam. Algumas dicas aqui são contratar um artista para pintar suas paredes, utilizar diferentes azulejos de forma inesperada ou ainda papéis de parede e outros elementos que ressaltem uma vivência inédita.
Ressaltar os metais
Um detalhe que pode ser definido mais próximo do projeto executivo, destacar os metais - das torneiras, dos tubos de instalações elétricas ou hidráulicas, aquecedores, etc - do restante do ambiente traz à tona detalhes que normalmente passam despercebidos pelos olhos.
Iluminação: ambiente em destaque
O modo como a luz atua no banheiro é fundamental para a qualidade desse espaço. Seja trabalhando a luz natural através de aberturas zenitais ou em recortes mais estratégicos que permitem a privacidade do usuário ao mesmo tempo que o conecta com o exterior, ou seja através de um projeto luminoténico que eleva a experiência e sensação espaciais ao trazer componentes incandescentes e de cores, e sombras, que podem gerar diferentes atmosferas em um mesmo ambiente.
Ao ar livre
Algumas pessoas pretendem fazer da hora do banho um momento ainda mais relaxante ao estar em contato direto com a natureza: o sol, uma brisa, o barulho da chuva. Por esse motivo, alguns projetos tem optado por posicionar banheiros em áreas semi-cobertas, que permitem uma maior conexão com o exterior, ao mesmo tempo que mantém a privacidade necessária. Aqui, mais do que nunca, é necessário compreender bem o clima do local onde o projeto será implantado para evitar temperaturas desconfortáveis ou ventos muito fortes.
Layouts excêntricos
Por se tratar de um ambiente desprestigiado, muitas vezes se repete uma mesma regra de layout nos banheiros para que ocupem uma pequena área, no entanto, alguns projetos já começam a desconstruir essa ideia e pensar novas formas de criar esse espaço de higiene. Seja espalhando parte do seu programa em um cômodo maior ou inovando em sua composição.
Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.