Em 1792, o presidente dos Estados Unidos da época, George Washington, organizou um concurso para projetar a casa presidencial. A proposta do arquiteto James Hoban foi a vencedora, uma mansão neoclássica que hoje conhecemos como Casa Branca, ficando gravada no imaginário coletivo dos Estados Unidos.
No entanto, o resultado poderia ter sido diferente, uma vez que foram consideradas pelo menos seis propostas finalistas cujos desenhos originais estão arquivados no Centro de História e Cultura de Maryland. Embora três delas não estejam disponíveis para o público em geral, é interessante imaginar como poderia ter sido um dos edifícios mais emblemáticos não só dos Estados Unidos, mas do mundo. É por isso que com a intenção de divulgar esses outros projetos, a HouseFresh colaborou com o Centro de História e Cultura de Maryland para acessar essas imagens alternativas da Casa Branca, recriando-as em uma série de renderes.
“As plantas atualmente estão armazenadas em arquivos feitos sob medida. Usamos lixas sem ácido para armazenar cada desenho e a maioria tem um apoio personalizado que fornece uma janela no suporte para que o item ainda esteja acessível. Muitos também são cobertos com uma folha de um tecido sem ácido para proteção adicional. Além disso, eles são armazenados em uma unidade de arquivo plana fechada em uma sala com temperatura controlada. "
- Vivien Barnett, assistente curatorial do Centro de História e Cultura de Maryland
Leia as cinco inscrições finalistas na competição de 1792 da Casa Branca.
Proposta James Diamond
Proposta Jacob Small
Proposta Thomas Jefferson
Proposta Andrew Mayfield
Proposta Philip Hart
Proposta construída de James Hoban
Para mais informações visite HouseFresh.