Intitulada "The Available City", a quarta edição da Bienal de Arquitetura de Chicago será aberta ao público no dia 17 de setembro de 2021. Este ano, o evento apresenta um modelo de bienal sem precedentes que experimenta uma série de projetos site specific e programas exibidos em Chicago, "reformulando o que uma bienal pode fazer, ser e explorar em uma cidade". Mais de 80 projetos de 18 países diferentes responderão a uma estrutura de design urbano e trarão ideias para espaços coletivos centrados na comunidade por meio de elementos arquitetônicos, programação envolvente e experiências comunitárias aprimoradas.
A Bienal deste ano tem curadoria do diretor artístico, designer, pesquisador e educador David Brown, e responde à questão de "quem pode participar do desenho da cidade explorando novas perspectivas e abordagens de políticas". Algumas das explorações exclusivas deste ano incluem: 15 instalações específicas em lotes públicos e privados de Chicago projetadas pelo Atelier Bow-Wow, Studio Barnes e Hood Design Studio, entre outros, duas explorações baseadas em exposições localizadas na Graham Foundation e em um espaço comercial não utilizado no Bronzeville Artist Lofts, bem como ensaios, programas e workshops encomendados pela Bienal.
A Bienal sempre representa um momento notável para nossa cidade, quando residentes, visitantes, organizações culturais e empresas se reúnem para explorar novas ideias e potenciais para Chicago e outras cidades em todo o mundo. É inspirador ver os projetos e ideias desenvolvidos pelos residentes de Chicago e os colaboradores destacando o potencial dos espaços vagos. Estamos entusiasmados em poder trazer essa conversa para uma plataforma global. - Prefeita Lori E. Lightfoot
A nova abordagem da bienal apresenta ideias inovadoras que destacam o potencial dos espaços coletivos em resposta aos mais de 10.000 lotes vazios de propriedade da cidade espalhados pelos lados sul e oeste de Chicago. O evento une o formato da exposição com um envolvimento mais profundo com a comunidade local e expande seu potencial de experimentação e engajamento.
Explorar o potencial da The Available City tem sido um foco central para mim por mais de uma década, e é uma oportunidade fantástica de explorar suas ideias com arquitetos, designers, pensadores e líderes comunitários locais e globais dentro da plataforma da Bienal. Quando a Bienal abre, nosso trabalho está realmente apenas começando - a Bienal é uma conversa aberta sobre possibilidades, e estou animado para ver quais ideias, colaborações e parcerias emergem deste fórum. - David Brown, Diretor Artístico
Para as 15 instalações site specific o diretor artístico David Brown conectou organizações comunitárias com arquitetos cujas práticas estavam alinhadas com o planejamento espacial e urbano da organização. Exemplos desses projetos incluem a transformação de um terreno vazio de 15 quarteirões sob a linha de trem Chicago Transit Authority Pink Line, uma instalação arquitetônica que imita a aparência das estruturas infláveis espalhadas pela cidade e um espaço para reuniões ao ar livre com coberturas e áreas de estar.
A exposição da Graham Foundation inclui projetos de Christophe Hutin Architecture, Drawing Architecture Studio, Departamento del Distrito, El Cielo, Enlace Arquitectura + Ciudad Laboratorio e fala, para citar alguns. Plan Comun, RIFF Studio, SHAU e Urban American City serão exibidos no Bronzeville Artist Lofts. Colaboradores de ensaios incluem estudantes e artistas da Harvard University, Yale University, Carnegie Mellon University e MIT.
O evento é gratuito e estará aberto ao público a partir de sexta-feira, 17 de setembro a 18 de dezembro de 2021, e estará em cartaz em toda a cidade, possibilitando visitas presenciais e programação online.