Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica

O mundo abriga milhares de parques nacionais, os quais podem ser definidos como espaços alocados para a conservação, hospedando terras geralmente deixadas em seu estado natural para as pessoas visitarem. O próprio termo “parque nacional” difere em todo o mundo. No Reino Unido, por exemplo, a frase simplesmente descreve uma área relativamente pouco desenvolvida que atrai turistas. Nos Estados Unidos, essa terminologia é muito mais rígida, descrevendo 63 áreas protegidas operadas pelo serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos.

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 2 de 10Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 3 de 10Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 4 de 10Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 5 de 10Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Mais Imagens+ 5

Dentro desses parques ao redor do mundo, a arquitetura existe, na maioria das vezes, na forma de alojamentos em projetos que buscaram harmonizar-se com seu ambiente imediato. A presença de um “estilo arquitetônico” do Parque Nacional é indiscutivelmente mais clara nos Estados Unidos, que viram o desenvolvimento do estilo “Serviço Rústico de Parque Nacional” no início do século 20, um estilo que valorizava a não intrusão em relação a marcos arquitetônicos monumentais.

Trabalhando lado a lado com o campo da arquitetura paisagística, o estilo 'rústico' foi oficializado com a publicação de uma diretriz arquitetônica para parques em 1918, que enfatizava o fato de que “uma atenção particular deve ser dedicada” à harmonização de novas estruturas com a paisagem. Mesmo que a arquitetura eclética do Arts and Crafts tenha caído de moda após a Primeira Guerra Mundial, o arquiteto Herbert Maier reviveu e incorporou os motivos desse estilo arquitetônico cerca de vinte anos depois, com grande efeito nos parques como o Parque Nacional de Yosemite, o Parque Nacional do Grand Canyon e em Yellowstone. 

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 10 de 10
Edifício Administrativo Mount Rainier, Longmire. Image © Steven Pavlov/CC-BY-SA-4.0

O ‘Norris Museum’ de Maier em 1929 no Parque Nacional de Yellowstone foi, sem dúvida, a estrutura que definiu totalmente os princípios de como um edifício rústico deveria ser. Uma combinação de alvenaria de pedra e construção de toras como métodos de construção serviu para tornar a construção um fator secundário da paisagem, e não um elemento primário. As linhas horizontais também foram enfatizadas, uma escolha estilística que encontraria seu caminho em exemplos posteriores de estruturas nas paisagens de Parques Nacionais nos Estados Unidos

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 9 de 10
Norris Museum Entrance. Image via National Park Service

Apesar da arquitetura das estruturas individuais alojadas nos Parques Nacionais, o arquiteto paisagista Thomas Chalmers Vint pode ser creditado como uma figura chave no planejamento de sucesso dos Parques Nacionais nos Estados Unidos. Reunindo uma equipe de arquitetos paisagistas sob sua orientação, Vint supervisionou a atribuição de distritos a arquitetos paisagistas específicos, todos eles submetidos a um extenso treinamento em projeto não invasivo. O masterplan realizado por Vint e sua equipe, portanto, criou uma coerência perfeita entre as estruturas autônomas projetadas por arquitetos como Maier e a paisagem circundante que as estruturas habitavam.

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 8 de 10
Plano de estacionamento e instalações para visitantes perto de Old Faithful no Parque Nacional de Yellowstone - 1931 Masterplan. Image Courtesy of National Archives/Records of the National Park Service

Na África Subsaariana, a arquitetura das estruturas dentro dos Parques Nacionais contém uma mistura diversa de estilos que vêm do vernáculo local, mas utilizam materiais modernos. O Parque Nacional do Mali da Kéré Architecture, por exemplo, usa o vernáculo local da pedra e contrasta isso com a presença de materiais práticos, como um telhado de aço inoxidável. Para além deste projeto de arquitetura, o Parque Nacional também funciona bem na escala urbana, contendo uma rede caminhavel que liga as intervenções espalhadas pelo parque nacional. Misturando-se ao ambiente de maneira semelhante à arquitetura 'rústica' dos Estados Unidos, o restaurante do National Park segue o contorno natural da formação rochosa em que se assenta, fazendo com que a construção à sua maneira funcione como um objeto secundário.

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 7 de 10
National Park of Mali/Kere Architecture. Image © Iwaan Baan

O Mapungubwe Interpretation Centre por Peter Rich Architects, no Mapungubwe National Park, na África do Sul, é mais uma intervenção arquitetônica em um Parque Nacional que busca integrar-se ao entorno, embora de forma mais monumental. Estruturas onduladas em forma de cúpula compõem o edifício, com a cor marrom empoeirada da pedra exterior fundindo-se com a vegetação da paisagem circundante. O complexo desenho também apresenta passarelas delicadas, acompanhando a suave inclinação do terreno.

Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica  - Imagem 6 de 10
Mapungubwe Interpretation Centre / Peter Rich Architects. Image © Iwaan Baan

A arquitetura dos parques nacionais ao redor do mundo, pioneira dessa arquitetura "rústica" dos Parques Nacionais Americanos, fornece uma estrutura interessante para nos ajudar a entender a questão milenar de construir em harmonia com o mundo natural.

Este artigo faz parte do Tópico do ArchDaily: Materiais Locais. Todos os meses, exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre nossos tópicos mensais. Como sempre, no ArchDaily agradecemos as contribuições de nossos leitores; se você deseja enviar um artigo ou projeto, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Parques Nacionais: uma jornada arquitetônica " [National Parks: An Architectural Journey] 10 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968485/parques-nacionais-uma-jornada-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.